Atualizado em: 13 agosto 2012

6 Dicas para controlar a Ansiedade

A ansiedade pode muitas vezes ser o vilão e nos atrapalhar em diversas situações. Saiba como controlar os ataques de ansiedade com apenas 6 dicas.

Muitas coisas atrapalham no nosso desempenho em algum momento da vida. Sempre passamos por diversas situações e o nervosismo acaba nos prejudicando. Não só o nervosismo, mas a ansiedade muitas vezes é o pior vilão quando vamos resolver ou passar por algo. A ansiedade muitas vezes se torna algo que nos atrapalha. Por isso, saiba como controlar mais o seu transtorno ansioso e conquistar seus objetivos de um modo mais tranquilo.

A ansiedade

No decorrer da vida, todo mundo se não passou, vai passar por algum ataque de ansiedade generalizada. Isso acontece por querer muito algo e possuir aquele medo, aquela sensação de que algo irá dar errado. Quando ocorre um evento na nossa vida, isso faz com que uma certa reação inesperada e desagradável, tal circunstancia geralmente resulta em ansiedade. Sua reação do corpo pode variar de sudorese e palpitações, por vezes, a gagueira, coração acelerado, respiração também acelerada e em alguns casos, a pessoa pode até desmaiar.

publicidade:

A ansiedade age como um alarme de alerta para o perigo. Não necessariamente indique um momento ruim, mas um sentimento geral de preocupação, um súbito ataque de sentimentos e de pânico. Nem sempre a ansiedade é algo ruim, pois em algumas situações a ansiedade pode ajudar a pessoa a ficar atenta e mais concentrada, motivando-o a resolver problemas.

Sintomas da Ansiedade

Os sintomas mais comuns causados pela ansiedade são:

  • Sudorese
  • Gagueira
  • Tensão muscular
  • Falta de ar
  • Taquicardia
  • Náusea
  • Boca seca
  • Falta de concentração e perda de sono

Dicas para controlar a ansiedade

Não se irrite

O estresse é um dos componentes que andam junto com a ansiedade. Portanto, durante o seu dia a dia, procure não se irritar por pouco e tente não se estressar. Isso evitará ataques súbitos de ansiedade.

Durma bem

Não dormir bem também atrai a ansiedade. Portanto, durma bem e no horário para descansar o corpo e a mente. Isso irá melhorar o seu bem estar e o seu humor.

Organize-se

A organização é a saída para muitas coisas. Se você se organizar melhor, não sofrerá imprevistos, não é mesmo? Portanto, deixe tudo organizado e evite um possível estresse que possa desencadear a ansiedade.

Fique em paz

Tenha um minuto pra você. Não adianta você encher sua vida com tarefas e diversos compromissos sem pensar em você, sem tirar um minuto de paz consigo mesmo. Isso é essencial.

Sorria

Ria bastante. Procure fazer coisas que te proporcionem prazer. Isso irá diminuir significativamente nas crises de ansiedade.

Realizar exercícios é uma ótima opção para diminuir a ansiedade, pois você irá liberar toda a energia acumulada que seria transformada em ansiedade.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook