Atualizado em: 22 abril 2013

Ritos da Quaresma: Qual o siginificado

Quaresma é um período em que se relembra o período entra morte e a Ressurreição de Jesus Cristo
Você Sabia?
Que a separação do Carnaval e o período da Quaresma inspira um vasto grupo de tradições folclóricas, algumas oriundas de ritos anteriores ao Cristianismo
QUARESMA

A quaresma é marcada por dois aspectos fortes da vida cristã: batismal e penitencial

A preparação para a Páscoa, antes da definição do período de quaresma pelo Vaticano, não tinha uma periodização, limitava-se a dois dias de jejum, isso até o terceiro século da Igreja Católica. Até essa época a responsabilidade cristã de reviver os momentos de Cristo era levada tão a sério que até mesmo os martírios de seu profeta os fiéis reviviam, não acreditando que precisam de apenas um período de penitência para confirmar o que aceitaram em seu batismo.

No entanto, as celebrações da Páscoa se estendiam por 50 dias – o Pentecostes, e com isso a Igreja viu a necessidade de definir um período de tempo para admoestar seus seguidores. De acordo com a localização houve diferenças nesse período determinado, mas hoje em dia a Quaresma, 40 dias e 40 noites, já é padronizada pelo Vaticano.

publicidade:

Ritos e Significados

Cinzas

O ínicio da Quaresma é dado com a Quarta-Feira de Cinzas, que recebe esse nome porque na missa realizada no dia são misturados em água benta as cinzas dos ramos do Domingo de Ramos, que simbolizam uma importante passagem bíblica “das cinzas viemos e para as cinzas voltaremos.

Semana Santa

A Semana Santa é o ápice espiritual do período. Nesse período as igrejas realizam uma série de celebração na intenção de levar os fiéis a uma reflexão maior sobre a vida de Cristo. Um domingo antes da Páscoa é celebrado o Domingo de Ramos, comemorando a chegada de Jesus à Jerusalém com uma procissão, na qual os fiéis carregam ramos, como está na bíblia que Jesus foi recebido na cidade. Na Quinta-feira é celebrada a Santa Ceia ou a Missa de Lava Pés, um momento que representa quando Jesus se ajoelhou para lavar os pés dos fiéis após a Santa Ceia, representando a sua humildade.

Carne Vermelha

A tradição de não comer carne vermelha na Sexta Feira da Paixão é um dos costumes deturpados pelas diversas sociedades, em muitos lugares ele nem mesmo existe. Aqui, no Brasil, se come apenas carne branca, mas a Igreja prega o jejum total para o dia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook