Atualizado em: 14 março 2012

Páscoa Judaica e Páscoa Cristã – Diferenças e tradições

Entenda um pouco melhor a diferença de uma festa tão significativa tanto para judeus como aos cristões, a Páscoa. Confira a Matéria.
Você Sabia?
A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

Conheça um pouco mais deste significado para os tipos de religião, tanto como a cristã como para os judeus. (Sempre Tops - Religião)

Evento comemorado no Brasil inteiro caracterizado com ovos de chocolate e que tem realmente suas diferenças e tradições da Páscoa Judaica ou Cristã. Se baseando em alguns estudos nós do espaço religioso do Sempre Tops tentamos expressar um significado e explicar detalhadamente as diferenças e tradições entre estes dois aspectos da Páscoa e seus significados para religiões, pois muitos celebram, compram ovos de páscoa, se esbaldam e se divertem sem mesmo saberem o real significado desta celebração, deste evento.

Páscoa Judaica

Tradicionalmente para os judeus, a páscoa celebra a retirada dos filhos de Israel da servidão egípcia. Ela vem junto com a festa das semanas do calendário Judaico. Se você ler atentamente o livro de Êxodo, aproximadamente o capitulo 12 inteiro, relata sobre esta historia de Moises no Egito e sua libertação. Conhecida como “Pessach” pelos judeus a páscoa basicamente é um marco para este povo, e eles celebram está data, em casa, onde o ambiente tem que estar totalmente limpo e arrumado com um conjunto especial e especifico de talheres, e nenhum tipo de alimento fermentado pode ser ingerido.

Para reforçar ainda mais está celebração, famílias judaicas jejuam em homenagem a todos os primogênitos que foram atingidos pela ultima maldição dada ao povo egípcio nos tempos bíblicos.

Os alimentos colocado na mesa para o grande banquete, devem ter um significado de relembrar a experiência do povo Judeu nos tempos em que foram mantidos como escravos, e se haver a participação de crianças, reforça ainda mais e renova as tradições como uma solenidade pascoal a eles. A festa não dura apenas um dia, mas para os Judeus são 8 dias celebrando a graça que Deus concedeu ao seu povo.

Páscoa Cristã

Para o cristianismo, a páscoa é celebrada para relembrar a ressurreição de Jesus depois de morrer ao ser crucificado, ressurgiu do sepulcro onde estava por três dias morto. É colocado como dia santo e de muita importância para a religião cristã, dia que celebra a festa da vida.

Mas para se entender melhor o significado da Páscoa Cristã, você precisa voltar um pouco no passado e lembrar dos antigos pagões europeus que homenageavam a deusa da Primavera que segurava um ovo em sua mão e observa um coelho, como símbolo da fertilidade, pulando alegremente ao seu redor.

A celebração é realizada pela celebração de Cristo ter sido crucificado em uma Sexta-feira Santa e é basicamente um feriado religioso. Este ano, a Páscoa caíra no domingo do dia 8 de abril, e tanto judeus como Cristões celebraram suas crenças e irão lembrar de algum milagre que aconteceu aos seus antepassados.

Páscoa Judaica e Páscoa Cristã - DiferençasConheça um pouco mais deste significado para os tipos de religião, tanto como a cristã como para os judeus. (Sempre Tops - Religião)Pascoa Cristã

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook