Atualizado em: 15 março 2013

Nomes Preferidos dos Papas

Conheça alguns dos nomes mais preferidos pelos Papas que lideraram a Igreja Católica em toda a história. Veja os relatos históricos e acompanhe!
Você Sabia?
Jorge Mário, o Atual Papa que foi escolhido no Conclave, é o primeiro a usar o Nome "Francisco" em toda história.
Nomes PAPAS 01

João, Bento, Pio, Alguns dos Nomes Preferidos dos Papas usados em toda a história. (Reprodução)

A escolha de nome para o próximo papa sempre foi uma tradição muito antiga.

Assim que for escolhido pelos colegas cardeais, o novo papa anunciará ao mundo o nome pelo qual será chamado durante o seu pontificado. As apostas claro, já começaram a ser feitas e os nomes mais falados são: Leão Gregório XVII e Pio XIII. Ao escolher o nome que passará a usar, o novo pontífice deu pistas de qual linha seguirá no seu pontificado.

publicidade:

Relatos Históricos

No ano de 553, o papa eleito decidiu mudar o seu nome original, Mercúrio, que remeteria a um deus pagão, para João, escolha ampla que foi aceita no Vaticano. Depois dele, todos os papas seguiram a sua ideia de escolher um novo nome e João tornou-se o nome mais adotado por pontífices até hoje.

Ao escolher o mesmo nome de um antecessor, o novo papa indica que mesmo indiretamente, que tem uma estima pelo seu estilo e deve seguir os seus passos. O último papa chamado João cujo mandato durou entre 1958 e 1963, por exemplo, tinha traços um pouco mais liberais. Jose Ratzinger, ao adotar o apelido Bento XVI, sinalizou dar continuidade ao papado de Bento XV, que dirigiu o Vaticano durante a primeira guerra mundial e ao São Bento original, que fundou a Ordem Beneditina que é considerado um dos pioneiros da educação europeia. Se o próximo papa viesse a escolher o apelido de João Paulo, indicaria que pretender seguir os passos do papa carismático e conservador do país da Polônia. Apesar de serem vistos como sucessores de Pedro, nenhum papa jamais foi imodesto o suficiente para escolher se chamar Pedro II.

João, o preferido

Os nomes dos Papas são numerados em sequência, como acontece com os reis quando o nome que elegem já foi usado antes. João é o preferido entre os 266 papas, seguido de Gregório e Bento, na lista de nomes preferidos.

O nome pontífice é aquele que cada Papa escolhe em detrimento do seu nome de batismo depois de ser eleito o Papa. Joseph Ratzinger escolheu Bento XVI à luz da tradição e simbolismo da Igreja Católica e o mais novo Papa, escolheu Francisco.

Lista de Nomes mais Populares

Nomes PAPAS

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook