Atualizado em: 21 agosto 2013

Qual a idade ideal para batizar um filho

O batismo é um rito de passagem, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersã
Você Sabia?
Que segundo algumas denominações cristãs, entre as quais a Católica, a Luterana e a Reformada, o batismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos.
images (2)

Segundo a igreja católica a idade ideal é com cerca de 8 meses a 1 ano

O batismo das crianças é uma tradição vinda da Igreja Católica que é ligada diretamente ao desejo dos pais e ainda familiares de que o bebê possa receber assim uma benção e ainda possa contar com uma iniciação religiosa. E além disso é uma celebração considerada para a família e para os amigos mais próximos, uma ocasião de comunhão entre todas as pessoas que poderão cercar as crianças.

Mas normalmente o batismo é feito dependendo da igreja, com idades maiores, que poderão ficar em torno de 10 anos ou bem mais. Os bebês deverão ser apenas apresentados a comunidade durante os cultos, onde deverão receber uma benção. Os pais com isto também acabam por declarar toda a sua responsabilidade em criar os filhos dentro do que seria a fé e também dos ensinamentos considerados cristãos.

publicidade:

Idade para se fazer o Batizado

Não existe uma idade que seja determinada para o batismo. A Igreja Católica deverá recomendar que ele possa ser feito o quanto antes, e ainda poucos dias ou meses depois do nascimento dos bebês. Muitos dos padres desaconselham que os pais esperem que a criança tenha mais de um ano já que ela se movimenta muito e acaba de certa forma desarmonizando a cerimônia.

No caso de crianças que são um pouco maiores, e que tem idades a partir de seis ou sete anos, recebem outros tipos de preparações para o batismo.

Se informe pois é preciso algum tempo para escolher a sua paróquia e ainda saber se ela irá exigir que os pais e padrinhos possam fazer algum tipo de curso ou mesmo uma preparação.

É importante se marcar a cerimônia de batizado com muita antecedência. E cada igreja conta com um calendário de batismos, normalmente é exigido um curso e estes só ficam disponíveis em datas determinadas.

Vídeo sobre o Batismo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook