Atualizado em: 22 agosto 2012

Tudo sobre Bar Mitzvah

Bar-Mitzvá significam literalmente "filho ou filha do mandamento, a própria palavra revela a importância espiritual da data, quando a ligação de um jovem com o judaísmo se torna imutável
Você Sabia?
O Bar Mitzvah é um hebraico mais conhecido como um rito de iniciação do menino judeu. O equivalente feminino é o Bat Mitzvah cerimônia em que a jovem judia atinge a maioridade religiosa, em princípio, aos 12 anos.

Bart Mitzvah, um jovem judeu bastante conhecido.

Bart Mitzvah, ou originalmente B’nai Mitzvá termo que quer dizer filhos do mandamento é um nome dado a cerimônia realizada onde insere o jovem judeu como um membro adulto na comunidade judaica.

Quando uma criança judia atinge a sua maturidade que é aos 12 anos de idade mais um dia para as meninas e 13 anos e um dia para os meninos este passa a se tornar responsável pelos seus atos de acordo com os preceitos da lei do judaísmo. Neste ponto é que se diz que o menino passa a ser Bar Mitzvá ( בר מצוה , “filho do mandamento”); e a menina passa a ser Bat Mitzvá (בת מצוה, “filha do mandamento”).

publicidade:

Historia de Bar Mitzvah

O jovem judeu ao completar 13 anos é chamado para a leitura da Torah pela primeira vez, considerado o Pentateuco dos judeus, e ao ser chamado pela primeira vez o jovem a partir daí poderá integrar o miniam (quórum mínimo de 10 homens adultos para realização de certas cerimônias judaicas).

Antes de se completar esta idade os pais que são responsáveis pelos atos dos filhos e depois disso os rapazes e as moças podem finalmente participar em todas as áreas da vida da comunidade assumindo as suas responsabilidades na lei ritual judaica de tradição e ética o que é fortemente marcada em sua filosofia.

O Bár Mitzváh não é apenas considerada uma comemoração comum de aniversário, o menino normalmente passa por uma belíssima cerimônia que é chamada de “mazal-tov” que seria como um “boa sorte” ou “parabéns”(dependendo da situação), e normalmente este Mazan-tov é feito com o menino ou a menina sentados sobre uma cadeira ele ou ela são levantados diversas vezes e assim fazem este processo com toda a sua família do chamado Barmitzvano.

Informações

De acordo com a bíblia sagrada cristã, Jesus Cristo aos 12 anos de idade, foi levado ao templo (Lucas, capitulo 2, versiculos 41 e 42) pela primeira vez conforme a tradição mandava. E esta era e tradicionalmente ainda é a ocasião mais importante na vida de um judeu pois ele atinge uma idade para entrar na aliança com Deus e também no compromisso de manter, estudar e também praticar todos os ensinamentos e mandamentos da Torá já aos treze anos de idade.

Conforme o código de lei Judaica existe um ensinamento onde a partir deste período os jovens são totalmente responsáveis por seus atos e os cumprimentos dos mandamentos divinos e as mitzvot, não mais os cumprindo apenas porque assim seus pais lhe ensinaram. E seu pai no entanto deixa de ser principal responsável por seus atos como está prescrito nas escrituras de Shulchan Aruch HaRav.

De acordo com os ensinamentos, ensina a Cabalá que no dia do seu Bar ou Bat-Mitzvá, todos os judeus recebem uma alma adicional, cujo único desejo é fazer o bem, apegar-se a D’us e cumprir Seus mandamentos. E esta nova alma é bastante diferente da alma de uma criança, onde seus desejos são praticamente ou totalmente apenas materiais e a voz começa a se manifestar nos jovens homens quando ele se desponta diante do mundo espiritual.

Fotos de Bar Mitzváh

bar_mitzvah_giftsBar-Mitzvah-Boy-003bar_mitzvah_boy_500bar_mitzvahbar mitzvah (1)bar mitzvahbarmitzvah11Barbar 1mitzvahbar3Bar-Mitzvah-Boy-Portrait

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook