Atualizado em: 20 outubro 2011

Você é uma pessoa criativa ou produtiva?

Segundo pesquisas, pessoas que acordam cedo e aproveitam mais o dia são pessoas mais produtivas, em contrapartida, pessoas que preferem a noite ou a madrugada são mais criativas.
Você é uma pessoa criativa ou produtiva

Pessoas que acordam cedo e aproveitam mais o dia são pessoas mais produtivas, em contrapartida, pessoas que preferem a noite ou a madrugada são mais criativas. (Foto: Shutterstock)

Acordar cedo ou dormir tarde? Cada pessoa faz seu horário e tem aquele famoso relógio biológico que determina quanto tempo de sono é suficiente por noite. Existem pessoas que dormem tarde e que são consequentemente mais criativas e muitas pessoas que acordam cedo e dormem cedo que consequentemente aproveitam melhor o dia.

Ser criativa ou produtiva depende. É fato que acordar cedo torna o dia mais produtivo, pois consequentemente o nosso dia ganha mais horas, tornando assim mais espaçoso para a realização de tarefas a mais. Isso não é válido para todos, pois existem pessoas que são bem mais produtivas a noite, ou seria criativa? Enfim, vamos tentar entender e separar cada adjetivo.

publicidade:

Ser uma pessoa produtiva

Produtiva no sentido maior da palavra reflete àquela pessoa que acorda cedo e que aproveita melhor as horas do dia. Muitas pessoas não conseguem dormir tarde e que a partir de um determinado momento já não conseguem mais ser produtivas e que preferem esperar o próximo dia para começar com novas tarefas ou dar continuidade a outras.

[share]Acordar cedo definitivamente é sinônimo de produtividade. É possível gerenciar melhor o seu dia e organizar bem as tarefas quando se tem tempo para isso. Além disso, as tarefas saem bem executadas, sem correr um risco maior de cometer erros que possam prejudicar o andamento do trabalho. Algumas pessoas se saem melhor durante o dia e possuem uma energia que a noite já é rapidamente esgotada. É interessante lembrar que não vale somente acordar cedo, é preciso dormir cedo, pois de nada adianta acordar cedo se a noite de sono foi insuficiente. Noites ruins de sono vão deixar o corpo cada vez mais cansado no decorrer do dia, impedindo a pessoa de ser produtiva.

Ser uma pessoa criativa

Ser uma pessoa criativa ou produtiva

Segundo pesquisas, pessoas que aproveitam mais a noite como horário para trabalhos e afazeres são pessoas mais criativas, extrovertidas e inteligentes. (Foto: Shutterstock)

Ao contrário das pessoas diurnas, que preferem dormir cedo e acordar cedo para aproveitar cada hora do dia, existem as pessoas que preferem a noite e que se destacam bem mais durante a madrugada, são os chamados notívagos. Pessoas assim tem se destacado com frequência no mercado de trabalho, por mostrar criatividade, extroversão e inteligência. Embora possuam essas qualidades, algumas pessoas ainda encaram a produtividade a noite como uma maneira meio “nerd” e depressiva, mas os notívagos mostram que é completamente o oposto.

Muitas pessoas simplesmente não trabalham e não “funcionam” bem de manhã. Muitos ficam em modo “stand by” e não demonstram nenhum tipo de produção. Conforme o tempo passa, é como se uma onda de criatividade dominasse e entrasse no lugar do corpo sem produção, dando entrada para a pessoa criativa. A vantagem de ser notívago é que dificilmente você terá alguém para atrapalhar o seu trabalho, já que as pessoas na sua grande maioria trabalham em um horário mais cedo. É muito vantajoso para pessoas que trabalham em casa.

Independente do trabalho, isso também vale para os afazeres do dia a dia. Muitas pessoas possuem bem mais concentração e empolgação ao realizar as tarefas durante a noite ou durante a madrugada.

Respeitando os horários mentais

Independente de personalidade, de organismo, fazer render o dia ou fazer render a noite dependerá de cada um. Ter uma vida criativa talvez dependam apenas de cada pessoa respeitar seus horários mentais e sua disposição física. É importante não forçar e não se violentar, se obrigando a mudar como forma de se adaptar ao mercado.

Cada organismo e mente trabalha de um jeito e não se deve ir contra o natural. Para os que conseguem acordar mais cedo e produzir, ótimo. Para quem prefere trabalhar a noite ou de madrugada para aproveitar a sua criatividade, perfeito. Cada um sabe qual o melhor jeito, basta se enquadrar e aproveitar cada adjetivo da melhor forma possível e buscar o melhor modo de ser feliz.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook