Atualizado em: 4 outubro 2011

Ter uma melhor amiga pode diminuir níveis de stress

Pesquisa mostra que a presença da melhor amiga reduz os níveis de cortisol, hormônio diretamente ligado ao stress. Quando a melhor amiga está ausente, o nível de cortisol pode subir, aumentando o desconforto e a angústia.
Ter melhor amiga reduz o stress

Pesquisa comprova que a presença da melhor amiga reduz significativamente o stress. (Foto: Shutterstock)

O dia a dia é extremamente cansativo e estressante para todo mundo. A cada dia novos acontecimentos acabam nos tirando do sério e o acúmulo de diversos problemas acaba deixando nosso grau de stress muito elevado, o que faz com que não consigamos render o suficiente em um dia de trabalho ou que perca a concentração durante uma aula na escola ou na faculdade.

Cada um se estressa com coisas diferentes e em graus diversos, mas em todos, o responsável pelo nível de stress no corpo é o cortisol, hormônio que é liberado no momento de stress, o que provoca nossa angústia e nossa fúria quando as coisas parecem não dar certo. Frente a um momento de stress, buscamos soluções para melhorar. Alguns cantam, dançam, saem, outros tentam relaxar de alguma maneira alternativa, mas segundo uma pesquisa, o simples fato de se ter uma melhor amiga reduz significativamente o nível de stress no organismo.

publicidade:

Sem stress com a melhor amiga

Estudos mostraram que o simples fato de se ter uma melhor amiga, já diminui significativamente o nível de cortisol no organismo e que a ausência da melhor amiga, faz o nível do cortisol aumentar. Isso se deve pela satisfação de se ter quem se gosta e a pessoa com que mais se identifica por perto. A pesquisa revelou que isso acontece unica e exclusivamente na presença da melhor amiga, não acontecendo com parentes e nem com outros amigos.

[share]A pesquisa foi feita com crianças de 10 a 12 anos, mas o pesquisador diz que o resultado também seria o mesmo ou até maior se feito com adolescentes e adultos. “Uma das coisas  mais interessantes desse estudo é que não vale qualquer pessoa querida ou qualquer amigo, para produzir esse efeito é preciso ser o melhor amigo” disse o pesquisador responsável pela pesquisa.

Ter uma melhor amiga

Melhores Amigas

Algumas pesquisas revelam que uma das atividades preferidas de melhores amigas é ir ao shopping fazer compras. (Foto: Shutterstock)

Com a melhor amiga sentimos confiança e sentimos aquela força inexplicável. A confiança ganhada com a chegada ou simplesmente em ouvir a voz da melhor amiga já faz com que o stress diminua significativamente. Quando estamos com a melhor amiga então, todos os problemas não deixados pra trás, pois a felicidade toma conta e outros assuntos são colocados em pauta, sem focar diretamente no stress e em todos os problemas que levaram ao pico de cortisol.

Veja também como agradar sua amiga e amigos

A melhor amiga é responsável por ouvir todos os nossos problemas, ser paciente e ajudar quando julgar necessário. Sempre que estamos angustiados, quando precisamos conversar, normalmente procuramos aquele amigo mais próximo, mesmo que não seja chamada de melhor amiga, mas a consideração e a confiança é que vale.

Por isso, ao se estressar, não hesite em procurar sua melhor amiga para acabar com esse mau humor. Procure dar boas risadas e espantar o baixo astral, levando o stress para bem longe de você.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook