Atualizado em: 3 outubro 2011

Como superar uma relação infiel

É muito difícil recuperar a confiança e outras coisas básicas de um relacionamento após uma traição. Mas muitos não querem jogar fora tudo que viveram, mas não sabem como superar uma relação infiel.

A confiança é uma das coisas mais importantes em um relacionamento. Quando por alguma razão, nós perdemos a confiança no parceiro ou na parceira, é extremamente difícil retomar o estágio de antes, mas não é impossível.

Como superar uma relação infiel

Muitos após a traição, resolvem perdoar, mas não sabem como superar uma relação infiel. (Foto: Shutterstock)

Muitas pessoas são traídas diariamente, algumas demoram anos para descobrir, outras nunca descobrem. Independente do tempo de traição, trair é realmente algo inaceitável para muita gente, mas as coisas são bem mais fáceis na teoria do que na prática. A maioria das pessoas relatam que não seriam capazes de perdoar uma traição, mas que ao passar por uma situação assim, acaba tentando perdoar e fazer com que as coisas caminhem de outra maneira.

publicidade:

Abrindo as portas para a infidelidade

É importante saber que, se há traição, há algo de muito errado na relação. Aquela velha história de “buscar fora o que não tem dentro de casa” não está tão errada. Se uma relação não está bem, está sendo mantida a base de brigas, sem carinho, amor, qualquer coisa que houver fora do relacionamento poderá chamar a atenção do parceiro ou da parceira. É aquela coisa, se você não recebe elogios em casa, acaba ficando com a autoestima baixa, o que faz com que a atenção se volte para o primeiro que o(a) tratar diferente. No entanto, em alguns casos, a traição acontece pura e simplesmente por alguns vacilos que podem ser fatais na relação.

[share]Algumas situações tornam as pessoas mais suscetíveis à traição. Estar em um barzinho, ser abordado por alguém com muita lábia e bem bonita(o) e consumindo bebida alcoólica. Além disso, o fato do relacionamento não andar bem é um dos principais fatores que influencia na traição. Ao trair, muitas pessoas caem na real e já entram em parafuso, remoendo o que fizeram.

Superando a Infidelidade

Em relacionamentos curtos ou com pouca experiência, perdoar é sempre mais complicado. Já em relacionamentos mais sérios, como casamentos longos, as coisas já mudam de figura. Para muitos, dar as costas é simplesmente a única opção, para as que amam muito, perdoar é também uma opção, por mais que seja difícil.

Você descobre que seu marido teve um caso, o que fazer? Por mais que você queira matar e ir embora largando tudo para trás, algo te prende e te impede de ir, o sentimento. Tudo que foi construído não pode ser jogado fora. Por isso, vamos ajudar através de passos a superar uma traição.

Veja mais sobre relacionamentos

Passos para superar a infidelidade

Entenda a traição

superando uma relação infiel

Muitas pessoas que são traídas não abrem mão de jogar toda uma história fora, mas não sabem como superar uma relação infiel. (Foto: Divulgação)

Primeiramente, procure entender o que está errado. O que pode ter levado à triação? Procure mudar certas atitudes que considere errada e peça para o seu parceiro ou parceira também fazer o mesmo, afinal, se ele(a) realmente estiver disposto(a), irá fazer de tudo para que o relacionamento dê certo.

Você não está só

Procure ajuda dos seus amigos, familiares, profissionais como psicólogos e entenda que você não está só. O mais indicado é que você procure alguém que já passou pela mesma situação, que possa lhe mostrar que por mais difícil que seja, o relacionamento pode superar isso.

Dê tempo ao tempo

Quando se é traído(a), a confiança não existe mais. Portanto, qualquer coisa que seu parceiro ou parceira fizer, vai lhe demonstrar insegurança e você ficará desconfiado. Entenda que isso é normal e que as coisas não se resolvem de uma hora pra outra. Que por mais que você fale “sim, está perdoado(a)”, a mágoa e a desconfiança irão continuar. Então, explique para o parceiro(a) o que se passa com você e deixe claro que a confiança foi perdida, mas que você fará o possível para tê-la novamente, com a ajuda dele(a), claro.

Compartilhe sua história

Procure lugares em que você encontre histórias parecidas e com finais felizes. Tudo isso só irá lhe dar forças para recomeçar ao lado do seu companheiro ou companheira. Lembre-se que o ser humano não é perfeito, que somos de carne e osso e erramos, só cabe a cada um abrir o coração, tentar perdoar e ter uma vida melhor, com amor.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook