Atualizado em: 30 maio 2011

Como tornar-se um Padre

Saiba tudo que você precisa para se tornar um padre. Qual a importância e os requisitos para se tornar um, além de dicas para quem possuir esse dom de Deus.

Existem certas profissões que são destinadas a certas pessoas. Muitos de nós bem antes de iniciar uma formação já sentimos o que está predestinado para a gente. Isso vale não só para profissões, mas para vocações, para sonhos, para realizações. De um jeito ou de outro, temos aquele sexto sentido que nos leva por outro caminho que o tradicional. Isso ocorre por exemplo, com as homens que se tornam padres.

publicidade:

Ser Padre

Primeiramente, é preciso entender que ser padre não é uma profissão e nem uma vocação. Ninguém opta ou escolhe ser padre, simplesmente a pessoa sabe, a pessoa sente. A escolha é de Deus, que acaba tocando aquela pessoa que possui aquele dom especial e aquele que Deus julga apto para tal.  Para ser padre é necessário possuir algumas qualidades que são essenciais.

Primeiramente é preciso que seja homem e que seja uma pessoa sadia, sem doenças e com o estado de saúde em dia. É preciso que o homem que queira ser padre seja uma pessoa de oração, uma pessoa piedosa, que possui devotamento e um afeto e carinho por Deus. A partir daí o homem irá buscar e demonstrar toda sua experiência humana, tendo que possuir diálogo importante com todo o mundo, para distribuir devotamento e piedade para todos.

O que é preciso para se tornar um padre?

É preciso que você seja uma pessoa culta. Não ache que ser padre é simplesmente tomar uma decisão do dia para a noite que não é. É preciso ter formação intelectual que exige no mínimo 7 anos de estudos universitários, o que inclui cursos de Filosofia e de Teologia. Além desse estudo e informações adquiridas em faculdades, um verdadeiro padre necessita conhecer de todos os problemas que afetam a sociedade, pois é preciso que o padre saiba dar o apoio e a resposta necessária para aqueles que o acompanham na igreja. Um homem que possui o sonho e o dom para ser padre precisa saber viver em comunidade e ajudar para que a comunidade nunca trabalhe só. Todas as suas realizações devem ser feitas em conjunto com a comunidade. Todas essas tarefas que são deveres de um padre exigem muito equilíbrio e que o homem seja uma pessoa tranquila, com boa capacidade de diálogo.

Acima de tudo, o padre precisa ser uma pessoa disposta a dar exemplo e que esteja disposto a ajudar quem mais necessita da palavra de Deus em suas vidas.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook