Atualizado em: 27 novembro 2013

Black Friday 2013 no Brasil: Data e Como Não Ser Enganado

Saiba que é nesta sexta-feira conhecida como Black Friday, mais uma edição no Brasil, marcada para o dia 29 de novembro de 2013
Você Sabia?
Que nos Estados Unidos, a Black Friday surgiu como uma forma dos varejistas tirarem proveito de um dia de emenda de feriado.
download (10)

A Black Friday Brasil 2013 acontecerá em novembro

A Black Friday é um dia tradicional nos Estados Unidos voltado a compras no varejo. Ela é considerada o primeiro dia de compras para o Natal, pois é a Sexta-Feira depois do Thanksgiven, que é sempre a última quinta-feira de Novembro. Com o tradicional Thanksgiven para trás, os americanos começavam o espírito natalino e também as compras para o dia.

Apesar de ser uma tradição americana, obviamente que muitos outros países gostaram da ideia, mesmo não tendo Thanksgiven. Isso inclui o Brasil. Na última sexta-feira de Novembro, os brasileiros também começam sua jornada de compras natalinas com grandes promoções. Em 2013, nossa Black Friday cai no dia 29 de Novembro.

publicidade:

Como Não Ser Enganado

Infelizmente, as edições anteriores tiveram muitas reclamações de clientes que perceberam que sites e lojas de varejo “maquiavam” seus descontos, ou seja, as lojas vendiam as mercadorias pelo preço normal e mentiam que elas normalmente custavam o dobro. Eram propagandas enganosas de lojas que não queriam dar reais descontos.

A organização da Black Friday no país já anunciou que nesse ano irá punir quem fizer isso, usando o evento para se promover sem dar reais descontos ao consumidor. Mas, é bom que você esteja preparado para não cair nessas armadilhas.

Informações

Antes de sair para as lojas e comprar, pesquise o preço do produto e acompanhe seu histórico. Assim, você vai perceber rapidamente os descontos reais e os falsos. Compare várias lojas que tenham o produto, antes do dia 29. Você pode usar sites de comparação de preços para isso.

Tome cuidado com os sites onde você faz compras. Veja se eles são sites oficiais das empresas, com endereço no modelo empresa.com.br, sem nenhum servidor entre o nome da empresa e o com.br, nem com terminações diferentes. Confira também se a conexão é segura, com o início do endereço https:// (que indica conexão segura) e não http://. Confira também os símbolos de cadeados que indicam que sua compra é segura em sites de e-commerce.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook