Atualizado em: 23 março 2012

Frases de Dostoievski

Veja alguns pensamentos desse notável escritor russo e saiba um pouco sobre como ele pensava
Você Sabia?
Além da importância como escritor, Dostoievski era um autêntico militante de grupos liberais. Em 1849 ele foi obrigado a deixar a Rússia, pois foi acusado de conspirar contra o Nicolau I da Rússia.
Fiódor Dostoievski

Fiódor Dostoievski: Considerado um dos maiores romancistas do seu século (Foto: Divulgação)

Fiódor Dostoievski foi um grande escritor russo e um exímio pensador, suas frases nunca foram esquecidas depois de mais de um século da sua morte. Sua literatura tende para o lado dos romances.

Dostoievski foi considerado pelos grandes escritores e pela critica de sua época um dos autores mais inovadores. Quem lê seus livros irá perceber que a linha utilizada na sua escrita explora os acontecimentos da sociedade, o assassinato, a autodestruição, as causas que levam o suicídio, a loucura, entre outros.

publicidade:

O primeiro romance de sua carreira foi “Pobre Gente”. Um dos maiores críticos do século XIX, Vladimir Belinski elogiou o trabalho do grande autor, mas como a vida não é da forma que queremos, muitas vezes as coisas demoram mais para acontecer e o sucesso demorou a retornar, mas ” Recordações da Casa dos Mortos” emplacou.

Uma das obras mais conhecidas e lidas de Dostoievski é “Crime e Castigo”, e seu último romance que recebeu o seguinte título: “Os Irmãos Karamazov” foi considerado por Freud o melhor de todos os tempos. Se você nunca ouviu falar desse grande escritor, veja algumas de suas frases que impactam.

Os ditos e pensamentos

“[…] é permitido a todo indivíduo que tenha consciência da verdade regularizar sua vida como bem entender, de acordo com os novos princípios. Neste sentido, tudo é permitido […] Como Deus e a imortalidade não existem, é permitido ao homem novo tornar-se um homem-deus, seja ele o único no mundo a viver assim.”


“A medida que o nosso amor progride, mais nos convencemos de que Deus existe e a alma é imortal…”


“O amor é mestre, mas é preciso saber adquiri-lo, porque se adquire dificilmente, ao preço de um esforço prolongado; é preciso amar, de fato, não por um instante, mas até o fim.”


“A mentira é o único privilégio do homem sobre todos os outros animais.”


“Sou realista no sentido mais alto da palavra, sou realista da alma humana.”


“Deus não consiste na força, mas na verdade.”


“O sofrimento acompanha sempre uma inteligência elevada e um coração profundo. Os homens verdadeiramente grandes devem, parece-me, experimentar uma grande tristeza.”

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook