Atualizado em: 28 junho 2010

Fim do Orkut – Notícias e Informações

O site de relacionamentos orkut, está no ar desde 19 de janeiro de 2004.

publicidade:

Vocês têm acompanhado o que vem acontecendo com o Google no Brasil?

A situação é grave!

Parece que o Ministério Público Federal não pretende aceitar que a empresa se recuse a oferecer os dados de usuários do Orkut associados a atividades criminosas, como pedofilia, tráfego de drogas e racismo, dentre outras.

.Em todos os países onde entra , o Google enfrenta o mesmo problema: é uma empresa que vive dos dados dos usuários, preferência de buscas, assinaturas de serviços como Gmail e Orkut e tráfego gerado pelos aplicativos que oferece na web.

Ao mesmo tempo em que precisa destes dados para gerar mais renda, a empresa fica na corda bamba porque é pressionada por todos os lados a manter estes dados salvos em seus 10 mil servidores e à disposição da justiça e de governos.

Aqui no Brasil, mercado com imenso potencial e com usuários de altíssimo valor agregado para os negócios da companhia, a justiça não tem dado colher de chá.

O Google não nega que seu serviço Orkut seja freqüentado por todo tipo de criminoso. Diz ainda que, ao contrário do que já aconteceu em outros 70 países, no Brasil sua matriz é muito mais flexível em colaborar com as polícias e com a justiça.

O problema é quando os dados dos países estão em propriedade da sede da companhia, lá em Mountain View, ou seja, se os dados estivessem alocados nos servidores do Brasil, a empresa poderia monitorá-los e oferecer acesso a eles.

Estando na matriz, no entanto, a subsidiária brasileira não está autorizada a fornecê-los, mesmo porque a legislação brasileira não tem jurisdição na terra do Tio Sam.

A justiça brasileira bateu pé, no entanto, e exige que a empresa quebre o sigilo de seus usuários investigados.

Agora, o MP foi além, dando um ultimato: caso a empresa não forneça os dados a filial no Brasil será fechada, e ponto.

A situação é muito complicada porque pode abrir graves precedentes.

Ninguém deseja que seus registros estejam disponíveis, mesmo os que têm folha limpa e nenhuma culpa no cartório.

Por outro lado, há que se considerar que o trabalho da polícia e da justiça precisa ser executado, para que nos livremos dos usuários perniciosos que habitam os Orkuts da vida.

Ninguém pode dormir tranqüilo sabendo que seu filho pode estar à mercê de uma máfia silenciosa que vende droga, que seqüestra e que usa o serviço para traficar imagens de pornografia e pedofilia.

O negócio é aguardarmos e torcer para o Google e o Ministério Público entrarem em um acordo bom para ambos e principalmente para nós que adoramos o orkut!!!!!

 

 

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook