Atualizado em: 5 agosto 2011

Wikipedia perde colaboradores

Durante a conferência anual da Wikipedia, seu fundador diz que a enciclopédia livre da Web está perdendo colaboradores. Ações de incentivo estão sendo planejadas.

Wikipedia perde colaboradoresJimmy Wales , fundador da Wikipedia, afirmou que o site, editado por milhares de pessoas em todo o mundo e gerido por uma organização sem fins lucrativos, está perdendo seus colaboradores.

Durante a conferência anual da Wikipedia, realizada este ano em Haifa, Israel, Wales admitiu à Associated Press que o número de contribuintes ativos tinha caído. Segundo o próprio Wales, as razões estão relacionadas com os complexos mecanismos de edição e com o sentimento de que muitos itens já foram concluídos e não há mais o que fazer.

publicidade:

“Não é uma crise, mas acho que é importante” disse Walles. “Muitas das orientações editoriais são impermeáveis ​​a novos usuários”, acrescenta o fundador da Wikipedia.

A Wikipedia planeja tomar várias medidas para combater esta situação e simplificar os processos pelos quais os usuários podem editar o conteúdo. Estão previstos, um programa para que professores universitários promovam a participação dos seus alunos na Wikipédia e um projeto chamado WikiLove, onde os visitantes do site poderão enviar mensagens de motivação para novos colaboradores.

Sue Gardner, diretora-executiva da Fundação Wikimedia, disse que em março, tinham mais de 90 mil contribuintes ativos, e que visam aumentar o número em mais 5 mil durante o próximo ano.

Na minha rápida experiência como editor da Wikipedia, percebi que os editores mais antigos formam um tipo de clube fechado, quase uma “maçonaria wikipediana”, recusando novas contribuições aos artigos com alegações pouco palpáveis.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook