Atualizado em: 7 março 2011

ALERTA: Vírus do Twitter afeta usuários curiosos

twitter-bug2Um aplicativo chamado Tweetviewer, que supostamente permitiria que usuários do Twitter descobrissem quem são as pessoas que visitaram seu perfil, é culpado por espalhar um vírus que afeta mais de 159 contas por minuto.

O usuário, tentado por uma mensagem atraente, clica em um link que infecta o computador. A proposta do malware seria dar aos usuários do Twitter uma funcionalidade semelhante aquela encontrada no Orkut, onde podemos ver quem visitou nosso perfil (nosso? lembrei que apaguei o meu!).

publicidade:

Após a infecção, a máquina afetada começa a enviar mensagens semelhantes para todos os seus seguidores, levando à disseminação do vírus muito rapidamente.

Uma das mensagens tentadoras apresentada pelo vírus é: “WOW! Você pode ver quem visita seu perfil no Twitter, Veja quem são seus Top20 visitantes do perfil. Eu não posso acreditar que a minha ex visita meu perfil todos os dias!“.

É recomendável que os usuários que vejam tal mensagem em seu Twitter não cliquem no link, pois isso vai ajudar a retardar a disseminação do vírus, além, é claro, de evitar que sua máquina seja infectada.

O Twitter informou que este problema pode ser resolvido alterando as configurações da sua conta. Basta ir em Configurações > Conexões > Revogar Acesso.

Além disso, representantes da Bit.ly (encurtador de URLs) explicaram que a empresa já bloqueou a distribuição do link, mas o vírus ainda está se espalhando através de outras contas que usaram outros serviços que encurtam as URLs.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook