Atualizado em: 23 maio 2011

Teremos um sistema de GPS alternativo

A União Européia finalmente colocará em órbita, os primeiros dois satélites do Projeto Galileo, um sistema de posicionamento globlal (GPS) alernativo ao dos EUA

galileo1A União Europeia lançará em 20 de outubro, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa, os dois primeiros satélites do sistema de posicionamento global (GPS) Galileo, que deverá estar operacional em 2014, conforme anunciado hoje pela Comissão Europeia. O satélite, construído em Roma pela empresa alemã Astrium, será lançado às 07hs (Brasília), usando uma nave Soyuz.

“É um perfeito exemplo de cooperação internacional”, disse o diretor-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), Jean-Jacques Dordain, que colocou ênfase especial na colaboração da Rússia.

publicidade:

O projeto Galileo teve início há 10 anos atrás como uma alternativa para o sistema de GPS norte-americano, visando aumentar a independência da União Europeia, mas seu complicado e dispendioso desenvolvimento, além da relutância dos estados membros para aumentar o seu orçamento  de 3.4 bilhões de euros para o período 2007-2013, acabaram por comprometer sua credibilidade.

No final de janeiro, o Projeto Galileo anunciou que teve um montante adicional de 1.9 bilhões de euros para desenvolver os 30 satélites da sua rede, que vão permitir se localizar um ponto com precisão de 70 centímetros. O orçamento atual seria totalmente gasto apenas com 18 satélites e garantiria uma precisão máxima de 247 metros.

O sistema de posicionamento global Galileo é um projeto totalmente independente da rede de GPS que conhecemos e usamos hoje e usa unicamente os satélites militares norte-americanos. O sistema Galileo por sua vez, é um serviço prioritariamente civil, mas que também pode ter utilidade militar.

Além dos Estados Unidos, e agora, a União Européia com seu sistema Galileo, também a China planeja colocar em órbita seu próprio sistema de posicionamento global.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook