Atualizado em: 1 julho 2013

Reforma Política - O que é, o que mudaria no Brasil

No Brasil a Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais e revisões da lei eleitoral com fins de tentar melhorar o país.
Você Sabia?
Que o conceito de política que conhecemos nasceu na cidade grega de Atenas e está intimamente ligado à idéia de liberdade.
reforma

A reforma política é feita por meio de um plebiscito

Certamente todas as pessoas concordam que o Brasil necessite urgentemente de uma reforma política e eficiente. Em um cenário político atual de nosso país, podemos encontrar um estado crítico que cada vez piora e a população vai se tornando cada vez mais indiferente com relação aos rumos determinados da nação.

Apesar disto não basta se fiscalizar apenas os políticos, nem mesmo reclamar dos mesmos, mas exigir que seja realizada uma profunda reforma em o jeito de fazer política no Brasil. no país atualmente a forma de governo é uma república com um sistema presidencialista.

publicidade:

Nação Presidencialista

A nação presidencialista gera inicialmente uma separação explícita dos poderes, o executivo, o legislativo e o judiciário, e em teoria nenhum poderá interferir nas decisões do outro mas podem e devem se fiscalizar.

A participação dos poderes legislativo nos planos de governo é muito reduzida devendo apenas se criar e aprovar as leis.A duração de um mandato é pré definida, não sendo possível se ter a possibilidade de demitir um mau governo ou mesmo prolongar um bom governo por mais tempo.

Os mandatos de legislativo tem uma duração definida, e o congresso não pode ser dissolvido a não ser que estejam aptos para as suas funções competentes.

Informações

Existe ainda a probabilidade de a nação atingir um certo nível de estabilidade, o que é muito baixo já que o presidente age pensando nas próximas eleições, e vida extinguir ou abandonar os projetos de seus antecessores.

O que é fácil se analisar é que com estas características o presidencialismo é um sistema arcaico de governo, que não mostra sinais de crescimento e ainda consideramos que o único país presidencialista que se sabe que alcança resultados satisfatórios é os Estados Unidos.

A reforma política talvez traria uma forma de o Brasil respirar melhor, já que todos os países que figuram os mais elevados índices de desenvolvimento social e econômico contam com um sistema de governo parlamentarista. E ainda o mais interessante de tudo que os que tem o melhor desempenho são as monarquias.

Índices de Desenvolvimento Humano

  • Noruega 0,971 Monarquia
  • Austrália 0,970 Monarquia
  • Islândia 0,969
  • Canadá 0,966 Monarquia
  • Irlanda 0,965

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook