Atualizado em: 13 junho 2011

Recorde mundial de eficiência em células solares

A empresa DuPont conseguiu um novo recorde de eficiência em células solares com um material chamado poliamida transparente Kapton, atingindo 13,8 por cento.

celula-solarA medida que a tecnologia melhora e os custos de desenvolvimento são reduzidos, a adoção da energia solar como fonte alternativa deve se acelerar, mas um dos muitos obstáculos contra este salto evolutivo é a eficiência energética. As células solares exigem uma eficiência de conversão maior se queremos usá-las para substituir fontes de energia existentes.

A poliamida transparente Kapton desenvolvida atualmente pela empresa DuPont, alcançou uma eficiência de conversão de 13,8 por cento, quando utilizada com um superstrato flexível em células solares baseadas em telureto de cádmio. Em outras palavras, é um novo recorde mundial.

publicidade:

No se refere à energia, o fato é que sabemos muito bem o que precisamos: mais eficiencia, mais limpa, menos invasiva e destrutiva. E, claro, precisamos gerar maiores quantidades. Fazer mais com menos pode ser um pouco contraditório para muitos, mas tanto quanto pudermos nos aproximar deste objetivo, melhor.

A energia solar tem avançado em muitos aspectos, mas em outros ela permanece estacionada há vários anos. É cara para implementar, e sua eficiência precisa melhorar muito. O sol lança uma impressionante quantidade de energia, mas só podemos converter uma fração dela.

Muitas empresas envolvidas no desenvolvimento de energia solar tem proposto objetivos que aumentariam significativamente a eficiência da conversão de células solares. A DuPont é uma delas, e parece que está no caminho certo, pois a eficiência de conversão da poliamida transparente Kapton atingiu 13,8 por por cento, superando em mais de 1 por cento a melhor marca anterior. Parece pouco, mas quando se trata de energia solar, um ganho de um por cento já é considerado muito bom.

DuPont espera comercializar este novo filme em 2012 e já está aceitando pedidos de envio de amostras para avaliação, uma indicação clara de que eles têm muita fé em seu novo produto.

Fonte: Azo Cleantech

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook