Atualizado em: 28 agosto 2013

Projeto de Lei contra Criadores de Pirâmides

O esquema de pirâmides financeiras é bem antigo e acaba ficando quase impune por causa das leis antigas.
Você Sabia?
O sucesso das pirâmides apoia-se unicamente no crescimento de novos membros, daí o nome "pirâmide", indicando a população crescente em cada camada sucessiva.
Projeto de Lei contra Criadores de Pirâmides ( Foto: Divulgação)

Projeto de Lei contra Criadores de Pirâmides ( Foto: Divulgação)

Os esquemas de pirâmides existem há pelo menos um século e consiste em recrutar pessoas para que o esquema financeiro dê certo e quanto mais pessoas forem sendo recrutadas maior o retorno, mas isso é ilegal e agora um projeto de lei será concluído esta semana e prevê mudança da lei e endurecimento das penas.

Alguns procuradores da República e Promotores de Justiça querem mudar a lei para que os envolvidos nestes esquemas de pirâmide possam ser presos já que nos últimos meses três empresas tiveram as atividades bloqueadas pela suspeita de estarem praticando este tipo de crime.

publicidade:

Claro que precisam ser feitas mudanças urgentemente já que a pena atual é praticamente nula, que é de seis meses e normalmente o réu consegue se livrar optando pela suspensão condicional do processo. A proposta encaminhada eleva a pena mínima para dois anos de detenção e está prevista para ser apresentada ao Ministério da Justiça a semana que vem.

É sabido que o esquema de pirâmide financeira é um crime grave e tem que ser perseguido e suas penas mudadas para que os culpados possam pagar da forma mais apropriada.

A lei atual que criminaliza as pirâmides financeiras são muito antigas e datadas de 1951 e com a modernidade e a internet estes esquemas ficaram muito mais fáceis de serem feitos e arquitetados.

Agora é aguardar para que este projeto de lei seja aprovado para que os culpados possam ser realmente punidos e que as pessoas não sejam lesadas pela ideia de dinheiro rápido e fácil.

Projeto de Lei contra Criadores de Pirâmides ( Foto: Divulgação)

Projeto de Lei contra Criadores de Pirâmides ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook