Atualizado em: 6 abril 2011

Vídeos do Deputado Jair Bolsonaro no CQC

Sobre o preconceito e todos os detalhes da polêmica feita devido as declarações do Deputado Jair Bolsonaro, que foi deu resposta preconceituosa à cantora Preta Gil.

Os dias mudaram, mas algumas atitudes infelizmente continuam e ainda em escalas maiores. Referimo-nos ao preconceito, ao racismo, a homofobia. Para quem ainda não entende muito bem tais palavras, nós esclarecemos. Preconceito ou racismo é visto como a desigualdade perante alguém que seja negro, gordo, magro, branco, ou seja, alguém que é tratado diferente por não possuir características como a sua. Todas as ações com tratamentos desiguais e dando prioridades a outras pessoas, é visto como racismo e preconceito. Como a própria palavra diz, racismo, a desigualdade perante a raça de cada um.

publicidade:

A homofobia é outro caso bastante discutindo, principalmente nos dias de hoje. A homofobia é tido como tudo que vai contra os homossexuais, numa forma de denegrir e agredi-los, seja fisicamente ou verbalmente. Temos presenciado muitos casos de agressão feitas por homofóbicos à homossexuais, seja com chutes e socos, como até mesmo com lâmpadas fluorescentes, como vistos nos casos que ocorreram na Avenida Paulista, no centro de São Paulo. E há duas semanas podemos presenciar no programa CQC, preconceito por parte do deputado Jair Bolsonaro ao responder uma pergunta da Preta Gil, aonde vocês poderão conferir ao decorrer do texto e nos vídeos no final dele.

Preconceito

Além dos casos que sempre acompanhamos através da mídia, o caso mais recente de preconceito ocorreu no programa Custe o Que Custar (CQC) da Rede Bandeirantes, apresentado por Rafinha Bastos que recentemente foi tido como o famoso mais influente do Twitter no mundo inteiro. Pelo Marco Luque, que é um famoso comediante de Stand Up e por fazer personagens como o Motoboy Jackson Five e por fim, Marcelo Tas, que já tem uma carreira bem extensa, conhecido por seus trabalhos como apresentador e como ator, além de possuir um Blog com diversas postagens e possuir uma biografia incrível.

Polêmica no CQC

No programa, há um quadro chamado “O Povo quer saber”, que são perguntas feitas pelo povo para alguma pessoa famosa ou para políticos. O entrevistado da vez é o Deputado Jair Bolsonaro, do PP do Rio de Janeiro. Em resposta a uma pergunta feita pela cantora e apresentadora Preta Gil, o Deputado se mostra um tanto quanto agressivo e preconceituoso. Preta Gil pergunta para o deputado sobre o que ele faria caso seu filho se apaixonasse por uma negra, em resposta a pergunta feita, o deputado responde “Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro este risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambientes, como lamentavelmente é o teu”, chocando os telespectadores com tamanha ignorância e preconceito.

Bolsonaro teve sua oportunidade de se defender e respondeu o seguinte: “A resposta dada por mim não se encaixa na pergunta. Até porque eu não gosto da Preta Gil, já que é um direito meu não gostar dela. Se eu tivesse entendido a pergunta, eu responderia que ele é maior de idade e o problema é dele. Eu aceitaria que meu filho namorasse com qualquer pessoa, desde que não tenha o comportamento de Preta Gil”, relatou o deputado.

Confira a resposta sem cortes do Deputado Jair Bolsonaro à pergunta de Preta Gil:

http://www.youtube.com/watch?v=UrLpLXe-q08

Confira agora a entrevista feita com o deputado após suas declarações e a resposta de Marcelo Tas à tamanho preconceito:

http://www.youtube.com/watch?v=PMsa0d3owm4

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook