Atualizado em: 16 fevereiro 2011

Outro país árabe é alvo do Facebook

Bahraini-protesters

O grupo muçulmano de oposição ao governo Bahrein’s Sh’ite Muslim oposição muçulmanos têm vindo a organizar protestos contra o governo em toda a ilha através do Facebook e outras redes sociais, a começar ontem, em que foi chamado de Dia da Ira, e continua hoje.

publicidade:

O Bahrein é um pequeno pais insular do Golfo Pérsico, com fronteiras marítimas com o Irã a nordeste, com o Qatar a leste e com a Arábia Saudita a sudoeste. A sua capital é Manama. Também é chamado de Bahrain, Bareine, Barein ou Barém (este último mais conhecido no Brasil).

Os manifestantes do Bahrein parecem ter se inspirado no recente levante da população egípcia que levou o então presidente Mubarak a renunciar após 30 anos no poder. Outros países do Leste Médio, incluindo Iêmen e Jordânia também sofreram ações semelhantes via Facebook.

Os manifestantes na sua maioria jovens no Bahrein, estão exigindo a substituição do rei Sheik Khalifa bin Salman Al Khalifa, juntamente com a capacidade de eleger o Conselho de Ministros, bem como a libertação de todos os presos políticos. Os manifestantes também querem melhorias econômicas, inclusive mais empregos e melhores condições de moradia – apesar da oferta do Rei, na última sexta-feira, oferecendo cerca de 2.700 dólares por família para compensar o aumento do custo de vida.

A maioria dos países árabes estão sofrendo uma escalada de protestos que incluem alguma quantidade de organização através de mídias sociais, entre elas o Facebook e Twitter. Todo dia, um ou outro país aparece nas manchetes sofrendo uma erupção de manifestações.

Via: The Guardian

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook