Atualizado em: 19 março 2012

Novos radares para motos em SP

Com novo esquema para não deixar os infratores em motos passarem despercepidos, a CET vai apertar a fiscalização com novo metodo. Confira e entenda o novo esquema.
Você Sabia?
O primeiro Radar foi construído em 1904, por Christian Hülsmeyer na Alemanha, naquela época não houve utilidade prática para o dispositivo, de baixa precisão, construção difícil, e sistema de detecção de eco ineficiente.

Nova norma entra em vigor hoje (19) mas só começa a multar no proximo dia 26 de março. (Foto: Folhapress)

Já entrou em vigor a partir de hoje (19) uma forma mais educativa de fiscalizar infratores em alta velocidade. Os novos radares para motos em SP já estão em ação, tudo graças a um aparelho que registra uma imagem da moto que excede o limite de velocidade, chamado “radar-pistola”.

A principio, segundo os agentes da Companhia de Engenharia de Trafego (CET), a medida será preventiva para a redução no numero de acidentes envolvendo este tipo de veículo em São Paulo.

publicidade:

Super operação

Aproximadamente 150 agentes estarão aptos a operar este novo radar, e fornecer a infração aos motoqueiros que excederem o limite a partir do dia 26 de março (segunda-feira), ou seja essa primeira semana será uma adaptação e um aviso claro aos motoqueiros. Serão 65 pontos onde a CET irá fiscalizar, e para conseguir registrar a imagem do infrator, os agentes vão apontar o radar pistola na parte traseira da moto, bem próximo a placa, e tem um mecanismo que calcula a velocidade da motocicleta e o fiscal dispara o gatilho. Esta iniciativa terá o objetivo mesmo de diminuir a ocorrência de acidentes, que tem tido um aumento de quase 48% no numero de acidentes de 2007 pra cá.

Comportamento

Muitas motos escapam de radares por circular fora das faixas de rolamento. Não são identificadas pelo tamanho das placas também, e todos já sabem que eles colocam as mãos para tampar. Agora com a presença dos agentes, vamos ver qual será a nova medida e se isso vai diminuir os riscos de acidentes em São Paulo.

Marginal Tietê e Pinheiros, Avenida Nove de Julho, Avenida Jabaquara, Avenida Ricardo Jafet e Radial Leste são alguns dos pontos onde já começa a ser fiscalizado pelos agentes da CET, por isso motoqueiro, fique muito atento agora e não queira receber uma multa de uma formão tão imprudente. Previna-se e pilote com responsabilidade.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook