Atualizado em: 17 abril 2013

Novo presidente da Venezuela: O que pode mudar?

Nicolás Maduro foi escolhido pelo próprio Hugo Chavez como seu sucessor político, este novo Presidente tem muitos objetivos durante o seu mandato.
Você Sabia?
Que o PV é um partido político brasileiro. Surgiu no cenário político da década de 1980 baseado nas tendências ambientalistas em curso na Europa, tendo entre seus primeiros articuladores Fernando Gabeira, Lúcia Veríssimo, Alfredo Sirkis, Domingos Fernandes e José Luiz de França Penna.
Nicolás Maduro 1

O candidato ‘chavista’ Nicolás Maduro foi eleito, no ultimo domingo o novo presidente da Venezuela.

Nicolás Maduro que era apontado como herdeiro por Hugo Chávez antes da sua morte, foi eleito o novo presidente da Venezuela, na última segunda-feira, dia 15 de abril. Sendo que o candidato chavista teve 50,66% dos votos, contra 49,07% do seu opositor Henrique Capriles.

Nesta eleição a participação dos eleitores foi de 78,71%. Entretanto após o anúncio oficial da eleição de Nicolás Maduro, a oposição, não reconheceu a derrota e ainda denunciou mais de 3.200 irregularidades durante as eleições, além de tentativas de fraudar o resultado.

publicidade:

Trabalhos

Nicolás Maduro terá que resolver os problemas econômicos e a crescente onde de violência  da Venezuela. Entretanto Nicolás Maduro não tem o mesmo apoio partidário e popular que Hugo Chavez possuía.

Outro grande desafio para o novo governo de Nicolás Maduro será manter a unidade do movimento chavista, representado pelo PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela). Porque se houver uma fragmentação do grupo, esta prejudicará a atual legitimidade da liderança de Maduro, o que acarretaria num cenário de instabilidade institucional no partido e no governo de Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro ainda tem a obrigação de dar continuidade aos projetos sociais em andamento, como o sucessor do legado chavista. Pois qualquer retrocesso destas conquistas, poderá ser encarado como um sinal de que o novo presidente não representa de fato a continuidade do movimento chavista.

Mas como o sucesso do mandato de Nicolás Maduro representa o sucesso da própria Venezuela, social e economicamente, até a oposição deseja intimamente que este governo consiga resolver os seus problemas.

Informação

Mas, agora eleito presidente da Venezuela, Nicolás Maduro precisará enfrentar os desafios do novo governo, e deverá garantir a manutenção dos avanços sociais do governo de Chavez, sem afetar a unidade do movimento chavista e ainda conseguir evitar impulsos autoritários prejudiciais ao processo democrático do país.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook