Atualizado em: 31 maio 2011

Nível do mar sobe em Cuba

Especialistas dizem que a ameaça ambiental para a ilha é muito perigosa e deve ser procurado um cuidadoso equilíbrio ambiental e nas florestas diminuindo e a contaminação e o desmatamento.

Nível do mar sobre em CubaO nível médio do mar aumentou em Cuba a uma taxa de 2,04 milímetros por ano ao longo dos últimos 40 anos, enquanto a costa sudoeste afundou-se a um ritmo de quatro milímetros por ano, o que torna este efeito, a principal ameaça ambiental para a ilha , disse hoje o semanário Trabajadores.

“Lentamente, silenciosamente, o mar rouba o solo da nossa ilha. As pistas estão em toda parte, embora existam áreas que são mais evidentes”, diz um artigo publicado pelo órgão oficial da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC, sindicato único).

publicidade:

O maior risco em razão da subida no nível do mar, está localizado na região do Pantanal de Zapata (oeste), ao sul da província de Ciego de Ávila e na foz do Cauto, o mais distante (343 km de Cuba ), com estudos de vulnerabilidade e de risco citados pela revista.

Ele também acredita que o pior se dá nas províncias ocidentais de Artemis e Mayabeque adjacentes com Havana, onde este fenômeno é agravado pelo colapso do mar, fazendo com que o efeito se multiplique e o aumento do nível do mar seja de seis milímetros por ano.

Especialistas acreditam que as únicas barreiras físicas para reduzir e retardar o seu impacto são os recifes de corais e as florestas costeiras.

O reflorestamento é uma medida de adaptação à mudança climática, para retardar e reduzir os efeitos das alterações climáticas, de acordo com o especialista do Instituto de Pesquisa Agroflorestal, Arnaldo Alvarez

Outros especialistas também recomendam que sejam aplicadas técnicas preventivas como:  frear a pesca massiva, preservar o equilíbrio ecológico, parar a poluição, construir sobre estacas ou longe do mar e proteger a vegetação costeira.

O artigo conclui com a afirmação de que o perigo em Cuba devido a elevação do nível do mar “não é iminente, não amanhã, mas já é uma realidade”.

 

 


Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook