Atualizado em: 11 agosto 2011

NASA encontra nave espacial perdida

Foi encontrado o local de impacto da Lunar Orbiter 2, uma antiga sonda que desapareceu no lado escuro da Lua. A nave se chocou com o satélite enquanto buscava locais de alunissagem.

NASA encontra nave espacial perdidaGraças a algumas imagens capturadas por uma sonda lunar, um grupo de cientistas da NASA encontrou na Lua, o lugar exato onde uma antiga nave espacial teria caído no ano de 1967, afirma o site do Discovery Channel.

Um grupo de cientistas acredita ter encontrado o local do impacto da sonda Lunar Orbiter, que desapareceu no ano de 1967, enquanto orbitava o lado escuro da Lua e procurava zonas de alunissagem ​​para a nave Apollo e outras missões.

publicidade:

A Lunar Orbiter 2 obteve mais de 800 imagens do satélite da Terra. Entre as mais notáveis, encontra-se uma onde se vê a cratera Copernicus, que é considerada por muitos como a foto do século 20.

Por sua vez, o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) foi responsável por fazer a descoberta do local da queda, ao enviar imagens que permitiram sua localização visual. O mesmo LRO capturou a fotografia de melhor qualidade já obtida da Lua, ao retratar uma imagem que calcula-se possuir cerca de 192 terabytes, o equivalente ao conteúdo de 41 mil discos DVD.

As viagens à Lua inauguraram uma grande lista de projetos de ônibus espaciais da NASA e sua exploração do espaço exterior.

No entanto, a agência espacial deu por encerrada em julho o fim da era dos ônibus espaciais com a missão Atlantis, e mudou seu rumo para outros horizontes, como encontrar água em Marte ou o lançamento de uma missão rumo a Júpiter. A agência espacial russa também planeja enviar uma missão à Marte.

Fonte: Discovery Channel

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook