Atualizado em: 29 setembro 2011

NASA divulga onde caiu o satélite UARS

Depois de completar em 2005 uma vida científica de quase seis anos, o UARS, que pesava mais de 5,5 toneladas, teve seu local de queda revelado pela NASA.

Local da queda do satélite UARS, da NASAOs leitores do Sempre Tops puderem acompanhar ao vivo a queda do satélite UARS na madrugada de sábado (24), mas a NASA não divulgou o local da sua queda, gerando especulações.

Após dias de ansiedade e especulação em todas as mídias e redes sociais, o mistério do local onde o satélite da NASA caiu, finalmente foi revelado. Através de um comunicado, a NASA informou as coordenadas exatas de onde o satélite UARS se chocou com a superfície do planeta.

publicidade:

“O satélite entrou na atmosfera sobre o Pacífico a 14,1 graus de latitude sul e 170,2 graus de longitude leste. Este local está localizado em uma grande área remota do oceano”, explicou a agência espacial dos Estados Unidos e também disse que o satélite caiu às 01:01 horas de Brasília, no sábado, 24 de setembro.

Com este informe, a NASA acabou com a incerteza em torno da queda do aparato espacial, após os cientistas não conseguirem identificar em um primeiro momento, onde caiu o satélite projetado para medir variações atmosféricas e os efeitos da poluição.

A agência espacial norte-americana insistiu que desde o início da era espacial não houve nenhum caso confirmado em que uma pessoa tenha sido ferida por um objeto espacial durante uma manobra de reentrada.

No entanto, a agência reiterou que se alguém encontrar um objeto que acredita poder ser um pedaço do satélite UARS, não deve tocá-lo e sim entrar com as autoridades policiais, se afastando da área em questão.

Um outro satélite deve cair na Terra em novembro, desta vez da Agência Espacial Alemã. Novamente, o Sempre Tops criará uma página especial onde o evento poderá ser acompanhado ao vivo. Fique ligado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook