Atualizado em: 31 julho 2011

Mozilla planeja criar seu próprio sistema operacional móvel

Surprendendo o mercado, Mozilla revela sua intenção de criar seu próprio sistema operacional para dispositivos móveis. Serã usadas partes do Android, da Google.

Mozilla planeja criar seu próprio sistema operacional móvelEmbora mais conhecida por seu navegador de código aberto Firefox, da Mozilla Foundation também é responsável por uma série de produtos criados sob o mesmo modelo do software livre, e principalmente baseados no layout Gecko.

Em 27 de Julho, a companhia anunciou planos para um projeto que parece ser a maior iniciativa na história da Mozilla. Trata-se de um sistema operacional para smartphones e tablets, chamado de Boot to Gecko (B2G).

publicidade:

No anúncio e nos comentários adicionais, é explicado que o B2G será baseado no kernel do Linux e conectores disponíveis. Também usará elementos criados previamente para a plataforma Android, para que o sistema seja mais fácil de implementar em várias unidades e terminais. Como você sabe, o Android é utilizado por uma grande quantidade de fabricantes de smartphones e tablets.

Mesmo usando partes do sistema operacional da Google, Mozilla garante que há diferenças entre o B2G e Android.

“Pretendemos utilizar o menos possível do Android. Nosso interesse é usar alguns conectores no kernel, como o libc e elementos associados. É pouco provável que usemos as APIs do Java para Android. É bom começar com coisas conhecidas, escolhendo as unidades que nos interessam”, escreveu Mike Shaver, vice-presidente de tecnologia da Mozilla .

Andreas Gal, pesquisador da Mozilla, escreveu que o trabalho será totalmente transparente e que o código fonte será publicado em tempo real, enquanto extensões comprovadamente bem sucedidas, serão encaminhadas para os grupos de normalização competentes. “Não é nossa intenção criar aplicações que somente possam ser executadas no Firefox. Queremos aplicações que podem ser executadas na web”, disse Gal.

O Boot to Gecko está em fase de planejamento, com exceção de alguns testes iniciais com as tecnologias existentes. A Mozilla não forneceu um cronograma para desenvolvimento do projeto.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook