Atualizado em: 24 agosto 2011

Morre o Compositor Nick Ashford

Um dos maiores compositores americano de todos os tempos, morreu aos 70 anos, nesta semana nos Estados Unidos, vítima de câncer

Aos 70 anos, Nickolas Ashford morreu nesta segunda-feira, 22 de agosto. Ele foi o autor de músicas de sucesso como “Ain’t no mountain high enough” e “I’m every woman”. Vários cantores conhecidos já colocaram voz em suas músicas, é o caso de Diana Ross e Marvin Gaye, e hits do funk para Chaka Khan e outros. A maioria dos hits era composto em parceria juntamente com sua esposa, Valerie Simpson.

Seu falecimento aconteceu em um hospital em Nova Iorque, e segundo o comunicado, sua família estava presente. Ele sofria com câncer na garganta e estava passando por tratamento de radioterapia, informou seu agente Liz Rosenberg.

publicidade:

Algo interessante é que o casal além de compor para grandes artistas e cantores, eles também chegaram a compor para eles próprios e também conseguiram sucesso compondo músicas, das quais, talvez a mais conhecida delas tenha sido o hit dos anos 80 “Solid As a Rock”.

No Twitter os músicos americanos se pronunciaram em relação a morte do compositor, Alicia Keys escreveu: “estou muito triste que ele se foi. Muito dos maiores estão indo para um lugar melhor. Que legado de música contagiante vocêdeixou, cara!”

Nickolas Ashford era americano, nascido na Carolina do Sul, e posteriormente foi para Nova Iorque para tentar a carreira musical, mas nada havia dado certo, e acabou virando sem-teto. No começo da década de 1960, ele conheceu Valerie, que tocava piano e cantava no coro da Igreja Batista White Rock, no Harlem. Então, começaram a compor juntos e estourou em 1966, quando Ray Charles lançou “Let’s go get stoned”.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook