Atualizado em: 11 outubro 2011

Morre José Vasconcelos: O Sá Silva da Escolinha do Professor Raimundo

Antes de morrer, José Vasconcelos estava afastado da televisão, devido ao mal de Alzheimer. Ele repousava em sua casa nos últimos anos, na cidade de Itatiba, interior de São Paulo, até que o fato ocorreu.
Morre José Vasconcelos O Sá Silva da Escolinha do Professor Raimundo (2)

José Vasconcelos, o Sá Silva, foi uma das referências da Escolinha (Foto: Divulgação).

Além de ser um belo ator, o humorista José Vasconcelos, assim como outros humoristas, foi uma pessoa incrível, e que sempre aparecia nas telonas do Brasil, ou seja, para aquelas pessoas que enfim, assistiam aos seus espetáculos, com certeza, poderão falar o que sentem em relação a pessoa que  José Vasconcelos era, imaginem só, saber que ele acaba de morrer.

Para muitos, não importa quais são os melhores filmes a serem lançados, o que vale, são as melhores atuações, assim com ele, um ator que não jamais se via igual. De acordo com informações, o Sá Silva, assim como era mais conhecido pela Escolinha do Professor Raimundo, ele já estava com seus 85 anos, e foi vítima de uma parada cardíaca.

publicidade:

O humorista já estava internado na área de geriatria do Hospital das Clínicas em São Paulo. Seus papéis mais conhecidos foram Ruy Barbosa Sá Silva na Escolinha do Professor Raimundo, da Globo, e Escolinha do Barulho, da Record, onde enfim, hoje passa a Escolinha do Gugu.

Quem foi José Vasconcelos

Resumidamente falando, foi um ilustre e respeitado comediante. Sua carreira, teve início em 1942 na Rádio Clube do Rio de Janeiro, onde começou o seu trajeto no rádio, onde imitava pessoas e com as suas vozes diferenciadas, um dia ele era artista, no outro era comediante e enfim, até mesmo locutor.

Natural de Rio Branco, no Acre, José Tomás da Cunha Vasconcelos, mais conhecido como Zé Vasconcelos, ou, para os mais jovens, o Sá Silva, foi um dos maiores profissionais do humor e precursor do que hoje conhecemos como stand up comedy.

Hoje em dia, muitos que não se lembram deles, mas que já ouviram a mãe ou o pai comentar, com certeza, também estarão de luto, pois, este sim, será um belo comediante,  e que irá fazer falta para a cultura brasileira em questões de comédia e entretenimento do humor.

Famoso pelo seu grandioso papel na Escolinha do Professor Raimundo, dirigida e apresentada por Chico Anysio, onde, ele atuava como o “Rui Barbosa Sa-Silva”, foi, definitivamente, um homem que soube cativar e guardar os melhores momentos de alegria aos que assistiam e acompanhavam o programa.

Muito trabalhador, José Vasconcelos, gravou em 1960, um disco pela Odeon, Eu Sou o Espetáculo, sendo provavelmente o primeiro humorista a vender mais de 100 mil cópias de um LP do gênero, além de que esse disco tinha duração de 55 minutos, sendo o mais longo LP de humor já feito no país.

Em 2009, foi lançado um DVD com um documentário Ele é o Espetáculo, do cineasta Jean Carlo Szepilovski, no qual, direcionava uma grandiosa e homenagem ao conjunto de sua obra. Narrado pelo próprio humorista, apresentava depoimentos de Jô Soares, Chico Anysio e trecho de filmes e programas de rádio e TV em que atuou durante a carreira.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook