Atualizado em: 22 setembro 2011

Moeda e bancos exclusivos para o complexo do alemão

A decisão foi tomada por Rodrigo Neves, secretário estadual de Assistência Social, e Marcelo Costa, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário

Uma moeda oficial que não é o Real aqui no Brasil? Pois é, parece uma notícia estranha, mas é mais pura verdade. O Complexo do Alemão, localizado no Rio de Janeiro, vai ganhar banco e moeda exclusivos. Outra comunidade que já havia adotado esse sistema de economia é a Cidade de Deus.

A decisão foi tomada por Rodrigo Neves, secretário estadual de Assistência Social, e Marcelo Costa, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário. O novo banco e a novo moeda terá seu início de funcionamento e circulação prevista para o início de 2012.

publicidade:

De acordo com o G1, o banco terá as finalidades de qualquer um outro, além também de oferecer, por exemplo, aos moradores do Alemão a possibilidade de trocar reais pela nova moeda, que ainda não foi batizada. Ao usar as novas notas para suas compras, os moradores terão direito a descontos de até 30% no comércio da comunidade.

Assim como a troca de moeda e a emissão dela, você poderá fazer empréstimos, ou melhor, o Banco lhe emprestará dinheiro, sem juros. Os empréstimos serão feitos na moeda local e poderão ser quitados em até seis vezes.

Agora, basta esperar para saber mais informações sobre qual moeda e qual banco serão implantados no Complexo do Alemão, e saber se o sistema vai favorecer a comunidade.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook