A multinacional Microsoft e o motor de busca chinês Baidu, líder de mercado na China, fecharam um acordo para oferecer aos internautas chineses, um serviço de busca em inglês.
O acordo alcançado propõe que o Bing seja ativado automaticamente, cada vez que um usuário digite um termo de pesquisa em inglês no Baidu.
O Baidu informou em um comunicado, que a nova funcionalidade estará disponível ainda este ano, buscando satisfazer as necessidades de profissionais e estudantes nas principais cidades da China, que, diariamente, realizam cerca de 10 milhões de buscas em inglês através do buscador asiático.
Com este acordo, Microsoft Bing, o serviço de pesquisa da empresa fundada por Bill Gates, busca uma brecha para entrar em um mercado difícil para as multinacionais do setor de busca, enquanto que o Baidu, especializado em chinês mandarim, dá um grande salto com a internacionalização.
O Baidu é responsável por 83,6% das buscas para a China, e se beneficiou no ano passado com a saída da Google do mercado chinês, que acusou o país asiático de invadir as contas de correio Gmail. Antes deste incidente, o Baidu tinha uma quota de mercado de 60%.
O Google ainda é usado na China através de outras versões, como a internacional ou a de Hong Kong, mas a sua quota de uso entre os usuários chineses de internet caiu de 35% em 2009 para 19% em 2010 .
Enquanto isso, Bing, o motor de busca da Microsoft, ainda é relativamente desconhecido na China, e os usuários chineses deste buscador correspondem a apenas 8,6% dos totais da empresa norte-americana.