Atualizado em: 10 maio 2011

Microsoft compra Skype

Depois de acirradas negociações envolvendo Facebook, Google e Microsoft, esta última compra a empresa de telefonia online Skype por 8.5 bilhões de dólares.

Steve BallmerA gigante de software dos norte-americano, Microsoft anunciou a aquisição de serviço de telefonia Skype por um total de 8.5 bilhões de dólares, com o objectivo de reforçar seus negócios com smartphones.

A Microsoft não era a única empresa que estava interessada no Skype. Talvez por isso o preço final da operação seja reflexo da grande disputa. Recentemente foi noticiado que a Skype realizava negociações com o Google e Facebook, além da Microsoft.

publicidade:

O montante da transação é significativamente maior do que o calculado pela Skype. Os serviços oferecidos pelas duas empresas se tornarão intimamente ligados: por exemplo, o Skype fará parte da Xbox, o console de jogos da Microsoft, e será ligado ao programa de mensagens do Outlook.

Os afortunados vendedores, são basicamente, o fundos de capital de risco (“patrimônio privado”) Silver Lake e outros sócios minoritários entre os fundos Adresa e Index Ventures, além do plano de pensão de funcionários públicos no Canadá. Este grupo de investidores controla 70% do Skype.

O resto é propriedade do site de leilões online eBay, que a partir desta operação, conseguiu tirar algum proveito do seu investimento no Skype, depois de quase cinco anos sem ter sido capaz de capitalizar os 2.1 bilhões gastos em 2006 para comprar aquela companhia.

O Skype permite aos seus clientes falar ao telefone de graça via internet, também com vídeo. A empresa se beneficia de chamadas de baixo custo para a rede telefônica. É um serviço que tem mais de 660 milhões de usuários registrados, inclusive este editor.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook