Atualizado em: 16 junho 2011

Mais um passo para cura da cegueira

Mais um passo para cura da cegueiraUm total de 24 pacientes se inscreveram para se submeter a um tratamento que visa alcançar uma cura eficaz de dois tipos de cegueira com células-tronco.

A Food and Drug Administration (FDA), que é a agência norte-americana que regula os alimentos e medicamentos comercializados nos EUA, deu sinal verde no início deste ano para começar ensaios clínicos para o tratamento de uma forma de cegueira precoce conhecida como doença de Stargardt,  e também para a cegueira devido à degeneração macular relacionada à idade (DME), uma das principais causas de perda de visão entre pessoas com mais de 50 anos.

publicidade:

Agora que os primeiros pacientes foram inscritos, o teste começará em um futuro muito próximo, disse um porta-voz do Advanced Cell Technology (ACT), a entidade que desenvolve esta pesquisa.

“Esses estudos marcam um passo significativo para uma das áreas menos desenvolvidas e mais necessitadas da nossa era, o tratamento para uma forma até agora incurável de cegueira, e às formas comuns de cegueira”, disse o pesquisador chefe da Universidade da Califórnia, Steven Schwartz.

As células-tronco embrionárias são as células mestras do corpo, capazes de gerar todos os tecidos e órgãos. Seu uso é polêmico porque muitas pessoas se opõem a destruição de embriões.

Está ai uma dessas notícias bem animadoras em um mundo onde os avanços científicos são cada vez mais impressionantes. Torcemos todos para que esses cientistas possam encontrar formas de curar certos tipos de cegueira.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook