Atualizado em: 6 setembro 2011

LG, Sharp e Philips se unem em torno da Smart TV

Estes três grandes fabricantes se uniram para criar uma única versão do sistema das TVs inteligentes com acesso a Internet. A televisão como você conhece irá mudar!

LG, Sharp e Philips se unem em torno da Smart TV

Três dos maiores fabricantes de Televisores LCD somaram esforços para criar uma plataforma comum, sobre a qual desenvolverão seus modelos de TV inteligente, ação que permitirá aos desenvolvedores criarem uma única versão de aplicativos que rodarão nos aparelhos de todas as três empresas. Isso irá criar um ambiente único de desenvolvimento, baseado em diferentes idiomas padrão, que ajudarão a criar um sistema integrado, que pretende garantir o crescimento e melhoria da Smart TV.

publicidade:

Mas o que é Smart TV?

Mas o que é Smart TV?

Os novos televisores conectados à internet dos principais fabricantes, são uma amostra do que o futuro reserva para a televisão doméstica. A Sony, Samsung, e os protagonistas deste artigo (LG, Sharp e Philips), já possuem uma plataforma que permite encontrar nossos canais favoritos da TV digital, conteúdo on-line, premium e da TV aberta. Além disso, acessar o YouTube, previsão do tempo, ou simplesmente navegar na web, são algumas das capacidades da Smart TV. Basta possuir uma conexão banda larga de Internet.

A Smart TV irá mudar o paradigma da televisão tal como a conhecemos. Algumas pessoas não assistem mais a programação tradicional. Digo isso com conhecimento de causa, pois há uns 8 anos não assisto mais a programação da TV aberta, preferindo os canais a cabo. Mais não fiquei só por ai, há mais ou menos 1 ano não assisto absolutamente nada da grade televisiva tradicional. Tudo que eu quero ver, procuro na Web, fazendo minha própria programação. A TV a cabo foi cancelada e a Internet é a fonte de informação para tudo.

A chegada na Netflix no Brasil, oferecendo acesso ilimitado a filmes e séries por R$ 14,99 é um bom indicativo que o futuro chegou, e a Rede Globo de Televisão, pelo menos para mim, se torna apenas um coadjuvante sem muita relevância, cujo conteúdo, eu assisto de forma pontual e “pinçada”, apenas porque oferecem uma assinatura de 1 real mensal. Depois que nos acostumamos a assistir um canal livre de manipulações políticas como a BBC Brasil, o sabor do doce que nos davam se torna por demais amargo.

Compatibilidade é o maior problema

Compatibilidade é o maior problema

Cada empresa tem seu próprio sistema e seu próprio padrão, tornando o crescimento da plataforma muito complicado, pois os desenvolvedores independentes teriam que se limitar ao mercado limitado de um fabricante ou trabalhar muito mais para gerar as versões para todos eles. Isto implicaria também em custos mais elevados e atrasos no desenvolvimento.

Então, essas três gigantes decidiram somar esforços para unificar o desenvolvimento de software para seus televisores, a partir de outubro, quando o programa começa com a primeira versão do SDK (uma ferramenta para desenvolvedores).

Um futuro melhor

Um futuro melhor com a Smart TV

A Smart TV não é futuro. Ela já pode ser encontrada nas lojas do varejo, e até nas Casas Bahia. Os preços são apenas um pouco mais elevados que os aparelhos sem este recurso. Com a unificação dos sistemas de Smart TV e uma banda larga decente no Brasil, sonho que o controle da mídia televisiva sobre as massas seja enfraquecido, até que se torne história. I have a dream!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook