Atualizado em: 13 março 2013

Jorge Mario Bergoglio é o Novo Papa: Francisco

Depois de reunião com o conclave de cardeais, é anunciado depois de quase dois dias de votações o novo Papa e Líder da Igreja Católica. Veja como foi e quem é o Novo papa.
Você Sabia?
Em toda a Historia, os Papas, Ponciano (230-235), Silvério (536-537), João XVIII (1003-1009), Bento IX (1045), Celestino V (1293-1294) e Gregório XII (1406-1415) foram os papas que renunciaram o seu mandato.
Depois de quase dois dias de votações do conclave, Jorge Mario Bergoglio de 76 anos, vira o Papa Francisco I. (Reprodução)

Depois de quase dois dias de votações do conclave, Jorge Mario Bergoglio de 76 anos, vira o Papa Francisco I. (Reprodução)

Após a eleiçãos do Conclave com 115 cardeais, o novo Papa e Lider da Igreja Catolica é Jorge Mario Bergoglio de 76 anos.

Ele foi anunciado e conquistou posto em meio eleições pelos cardeais que se reuniram para elegeram na ultima terça-feira (12). Mas somente hoje, dia 13 de março, o conclave chega a decisão do novo líder.

publicidade:

Como Foi a Votação

A Escolha do Novo Pontífice foi realizado na Capela Sistina, no Vaticano, para a escolha do 166° papa da história. Durante o processo de eleição, os cardeais cantaram litanias e vieram a orar para que o Espirito Santo dirigise com luz a decisão de cada um dos eleitores.

Em seguida, realizaram juramento entre todos, e seguiram o que ordena a Constituição Apostolica, sendo que não pode se falar, sob risco de excomunhão. Depois este juramento, a porta se fechou e só se conheceu a noticia do fim das eleições com a fumaça branca elevada na chamine.

Depois das tentativas e a fumaça negra aparecer, enfim na noite do dia 13 de março, as 19 horas no Vaticano (15 horas) em Brasilia, foi visualizada na chamine, a cor branca, indicando o “Habemus Papa”, e a vinda do novo papa.

Novo Líder

O Novo Lider assume no lugar do Alemão Josef Ratzinger, que deixou o cargo de Papa após oito anos enfrentando crises e divisões. Ele anunciou no dia 11 de fevereiro sua renuncia, que aconteceu no dia 28, dia de sua saída do cargo, situação até então inedita, onde nunca havia acontecido.

Jorge Mario Bergoglio, tem 76 anos e foi arcebispo de Buenos Aires. Ele foi muito importante na epoca da ditadura, e é o primeiro papa Latino Americano. Ele é uma pessoa de carisma e adotou o nome de Papa Francisco I, inovando e dando sinais, expressando um carisma e ciencia de seu lugar, respeitando os espaços ecumenicos. Ele é humilde, e pra você ter uma ideia, ele andava de metro pelas ruas de Buenos Aires.

Agora ele terá que liderar, e acompanhar de perto todos os trabalhos desenvolvidos pela igreja no mundo. Lembrando que este é um momento de extrema importancia para a história da igreja.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook