Atualizado em: 5 setembro 2012

Joaquim Barbosa - Herói Nacional: A luta contra o mensalão

Conheça mais sobre o Ministro Joaquim Barbosa, que virou heroi nos ultimos dias nas Redes Sociais por seu voto e empenho na condenação dos corruptos do mensalão.
Você Sabia?
Ele foi colocado como Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil pelo presidente Lula, em 2003. Ele tem 57 anos e é filho de uma Dona de Casa e um Pedreiro. Humildade total para o primogenito de oito filhos.

Considerado Herói Nacional, Joaquim Barbosa tem seu voto reconhecido pelas redes sociais, pela sua luta contra a corrupção. (Reprodução/Facebook)

Realmente ele tem sido a maior prova de determinação e motivo de orgulho a ser seguido. O ministro Joaquim Barbosa virou Herói Nacional por lutar e votar para o julgamento de diversos reús no esquema de corrupção do mensalão. Joaquim votou em prol da condenação das pessoas acusadas pelo crime de peculato e de corrupção como o deputado João Paulo Cunha e o Empresário Marcos Valério.

Conquista da Sabedoria

Simples e de família humilde, o Ministro Joaquim Barbosa nasceu no estado de Minas Gerais e nasceu na cidade de Paracatu. Determinado, aos 16 anos foi para Brasília e conseguiu um emprego e terminou o segundo grau, sempre em escola publica. Ele entrou para a Universidade de Brasília, onde concluiu o bacharelado em direito, e logo em seguida já engatou seu mestrado em Direito do Estado e sonhava planos maiores.

publicidade:

Ele foi Chanceler do Ministro de Relações Exteriores e prestou concurso para procurador da Republica. Na força, na sabedoria, no conhecimento, nada de cota para afrodescendentes, por direito e por justiça! Estudou na França para obter o doutorado em Direito Publico pela Universidade de Paris II. Ele fala fluentemente o Inglês, Francês, Alemão e Espanhol e nas horas vagas toca seu violino e seu piano, na qual aprendeu a tocar ainda quando criança. Fez a sua historia valer a pena em acreditar e manter decisões corretas para o fim da corrupção no Brasil, como o mensalão.

Condenação aos corruptos

Joaquim Barbosa leu o voto seguindo toda a metodologia que foi posta pelo Ministério Publico em relação ao Mensalão. Joaquim é o Ministro relator, e acabou trocando um impasse com o Ministro revisor, Ricardo Lewandowski. Seguindo seu voto contra todos, Joaquim Barbosa votou pela condenação dos acusados, até mesmo pelo terceiro item que foi relacionado no “dossiê” do mensalão que relacionava a agencia do banqueiro Marcos Valério, com o até então presidente da Câmara, o João Paulo Cunha como um núcleo para a lavagem de dinheiro e de desvios dos recursos públicos.

“Quero ver quem vai conseguir rebater o meu voto sem apelar para o blá blá blá.”, disse o Ministro durante votação do Mensalão. (Divulgação)

O Ministro Lewandowski votou por “absolver” João Paulo, o que resultaria na absolvição de Marcos Valério e seus sócios. Joaquim Barbosa se opôs e é considerado herói pela luta em meio aos que muitos tentam não ver no Congresso.

Ele fez valer o desejo da população em não deixar mais uma vez o mensalão terminar em “pizza”, e agora nas redes sociais ele vem sendo chamado de “Super-Juiz”, “Batman” dentro outros. A Luta contra corrupção ainda não teve fim, mas o que deixa o brasileiro cheio de orgulho e saber que ainda existem pessoas como o Ministro Joaquim Barbosa, que luta contra os grandes para fazer valer a voz do povo! Abaixo veja algumas imagens do Ministro, junto com algumas montagens realizadas nas redes sociais.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook