Atualizado em: 7 setembro 2011

Nasa divulga imagens inéditas da superfície lunar

A Nasa divulgou nesta terça-feira imagens inéditas da superfície lunar através de uma sonda Lunar Reconnaissance Orbiter. Verificou rastros históricos de missões do Apollo 12, 14 e 17. Saiba mais detalhes sobre essa descoberta.

O tempo vai passando e a tecnologia vai avançando, possibilitando novas descobertas e novas experiências. O homem já ter pisado na lua é uma das maiores vitórias do mundo e depois disso outras missões já foram realizadas, tendo como alvo a lua. O maior satélite natural, a lua é algo muito almejado, não é hoje. Desde os tempos mais primórdios, pesquisadores da Nasa prosseguem se aplicando e tentando descobrir novas maneiras de visitar o satélite e recolher materiais de lá. A cada dia, o mundo se mostra mais competente e com equipamentos avançados para conseguir feitos antes nunca conseguidos.

Veja também

Imagens da superfície lunar feitas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter foram divulgadas pela Nasa nessa terça-feira, 6 de setembro, mostrando rastros de missões Apolo, momento em que os primeiros passos foram dados na lua. As imagens obtidas são as mais nítidas da lua atualmente e é possível visualizar passos deixados por astronautas, o local em que a bandeira dos Estados Unidos foi colocada e o lugar em que eles pousaram. As imagens obtidas mostram rastros das missões Apollo 12, 14 e 17 e foram apresentadas pelo diretor da Divisão de Ciência Planetária da Nasa. Isso serve para comprovar para quem nunca acreditou que o homem foi a lua, além de facilitar futuras idas ao satélite, ao investigar novos lugares para possíveis pousos de naves.

publicidade:

As imagens mostram o rastro deixado pela missão Apollo 12, rastro esse que marca a localização dos cabos que ligavam a nave matriz até o equipamento nomeado de ALSEP, que foi usado para medir o ambiente lunar e o seu interior. Para conseguir essas imagens, a sonda Lunar desceu de uma altura de 50 quilômetros para 21 quilômetros ao passar pela superfície da lua. A nave se manteve por 28 dias, tempo em que a lua leva para realizar o seu percurso completo.

Imagem mostra marca de pegadas de astronautas das missões Apollo 12, 14 e 17. Mostra também local em que a bandeira foi colocada, rastro dos cabos do equipamento ALSEP e lugar aonde a nave pousou

Imagem mostra o rastro deixado pelo equipamento ALSEP, pegadas de astronautas e o local em que a nave pousou

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook