Atualizado em: 15 outubro 2010


História e Fotos de Círio de Nazaré

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) O Círio de Nazaré Reúne 2,2 milhões de fiéis brasileiros em Belém do Pará, essa festa religiosa realiza uma das maiores e mais belas procissões do mundo. No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias.

O início da peregrinação é na Sexta-feira que antecede a grande procissão do segundo domingo de outubro. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.

Essa história começou lá em Portugal, quando muitos milagres ocorridos foram atribuídos a ela. Foi encontrada em 1119 no Pico de São Bartolomeu, depois de ter sido escondida.

De acordo com o Portal da Basílica Santuário de Nazaré foi Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário) no Estado do Pará, uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela. Em 1972 o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré.

Festa Religiosa: Círio de Nazaré

Círio de Nazaré em Belém do Pará


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook