Atualizado em: 14 agosto 2013

Hambúrguer criado em laboratório com células-tronco

O hambúrguer é uma espécie de sanduíche que é consumido em quase todo mundo e é o prato chefe de maioria das grandes franquias de fast food internacional.
Você Sabia?
Que ão contrário do que pensamos, o hambúrguer não surgiu nos EUA, só chegou no país da coca-cola através de imigrantes alemães.
Hambúrguer criado em laboratório com células-tronco 3

Hambúrguer um alimento que ninguém resiste em suas refeições

No dia 5 de agosto, segunda-feira, cientistas holandeses fizeram uma apresentação, em Londres do primeiro hambúrguer criado e desenvolvido artificialmente a partir de células tronco bovinas, processo esse realizado em laboratório.

O hambúrguer de laboratório foi degustado durante entrevista coletiva em Londres, onde se apresentou ao público e jornalistas, a nova ideia e se pode explicar como o grupo de cientistas chefiados por Mark Post, da Universidade de Maastrich, realizou o projeto, que teve um custo de quase 250 mil euros, que foram doados por Sergey Brin, o co-fundador da Google.

publicidade:

Informações

Segundo as informações dadas na apresentação em Londres, o processo começa a partir de amostras de células-tronco de bois, que os cientistas conseguiram multiplicar após alimenta-las com nutrientes  e acelerar seu crescimento através de substâncias químicas.

Esse  processo contínuo durou três semanas, onde então os cientistas obtiveram mais de um milhão de células-tronco que foram separadas em pequenos recipientes onde se fundiram até formando minúsculas tiras de tecido, com aproximadamente um centímetro de comprimento e vários milímetros de largura.

Quando os cientistas conseguiram 20 mil tiras, estas foram congeladas e mais tarde passaram à temperatura ambiente e transformadas em uma massa compacta de hambúrguer que pode ser cozida. Sendo que para a confecção desse hambúrguer foram necessárias dezenas de milhões de células-tronco, segundo o professor Mark Post.

Mas durante a entrevista coletiva em Londres, os cientistas mencionaram, que ainda estão trabalhando para dar um aspecto mais autêntico ao hambúrguer, visto que a carne criada no laboratório é branca e seu sabor ainda “não é bom o bastante”, segundo o professor Mark Post.

Os cientistas alegaram, que o desenvolvimento da nova técnica poderia se tornar uma boa solução para a escassez alimentícia de carne no futuro, além de ser uma alternativa  de consumo para os vegetarianos, pois  nenhum animal sofre durante o processo de fabricação do hambúrguer de laboratório.

Vídeo sobre o Hambúrguer

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook