Atualizado em: 4 junho 2012

Greve nas Universidades Federais em 2012

Ha Mais de duas semanas, a paralisação dos Docentes vem atigindo mais de um Milhão de alunos nas Universidades Federais do País. Confira a Noticia e entenda o porque desta greve.
Você Sabia?
Em 2012 foram constatadas mais de 72 universidades federais ao redor do Brasil. Sendo que o Estado de Minas Gerais é onde está localizado mais universidades, sendo 11 universidades federais.

Desde o dia 17 de Maio o Sindicato que defende as causas do corpo docente, vem reivindicando melhorias nas condições de trabalho e no plano de carreira aos professores. (Divulgação)

Mais de 1 milhão de alunos estão sem aulas há mais de 15 dias devido a Greve nas Universidades Federais pela reivindicação do corpo docente destas instituições. Aproximadamente 46 estabelecimentos federais e de ensino tecnológico estão com aulas paralisadas devido a este pedido dos professores através do Sindicato nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Principal Reivindicação

A Paralisação pelo corpo docente, deve-se ao não cumprimento do próprio governo em reestruturar os planos de carreira deste o ano de 2012.

publicidade:

O Corpo docente luta para que o atual modelo do plano seja revisado, já que não possibilita uma excelente evolução do professor ao longo de sua estrutura. A previa de reajuste ano passado para o novo plano de Carreira era de aproximadamente 4% junto com gratificações a partir de março, mas o novo plano continua parado em tramitação.

O Fato é que ao todo, 72% das universidades federais estão sendo atingidas pela greve, sendo que os alunos além de lutarem e estudarem a vida toda para passarem nas provas mais difíceis das federais, ainda terão que suportar tal paralisação de seu currículo acadêmico.

Aloizio Mercadante, Ministra da Educação, acabou discordando sobre a reivindicação do corpo docente, relatando que o governo cumpriu sim toda a parte em seu acordo, e que o atraso sobre a tramitação no Congresso sobre o novo plano será aprovado, já que a vigência seria para 2013.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook