Atualizado em: 30 julho 2011

Google compra quase mil patentes da IBM

O objetivo da empresa é resguardar-se contra ações judiciais de outras empresas de tecnologia. Porta-vozes das duas empresas não quiseram comentar a compra.

Google compra quase mil patentes da IBMA Google Inc. adquiriu quase mil patentes pendentes e registradas da IBM Corp, a fim de resguardar-se contra as ações judiciais de outras empresas de tecnologia, de acordo com documentos apresentados ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.

Os porta-vozes da Google e da IBM se recusaram a comentar a compra. A transferência das patentes aconteceu  há aproximadamente duas semanas e abrange diversos aspectos da tecnologia, muitos dos quais têm pouca afinidade com o motor de busca e os negócios de publicidade da Google.

publicidade:

Uma está relacionada com a forma de ajustar automaticamente um relógio, já outra se refere ao tratamento da superfície em contatos elétricos. A IBM poderia ter vendido um lote de patentes, que, a semelhança de um leilão, normalmente insere objetos indesejáveis junto com outros de grande procura.

Entretanto, mesmo que as patentes tenham pouco a ver com o escopo da Google, podem se consistir em bons recursos no mundo da tecnologia, que é caracterizado por um turbulento ambiente de litígio.

Se a Google fosse alvo de um processo indenizatório, poderia usar uma das patentes compradas da IBM como moeda de troca para por fim a ação, ou mesmo como forma de pagamento.

Atualmente, fabricantes de telefones que carregam o software Android da Google, estão sendo processados ​​pela Apple Inc. e Microsoft Corp, o que dá ao leitor uma ideia do cenário empresarial tecnológico.

Em sua condição de jovem empresa, a Google tem poucas patentes próprias, o que a coloca em uma posição pouco confortável. O conselheiro geral da Google, Kent Walker, disse em abril através de um blog, que a explosão de litígios sobre patentes pode levar ao estrangulamento da inovação.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook