Atualizado em: 30 agosto 2011

Gigante japonesa será a maior produtora de telas LCD

Hitachi, Sony e Toshiba se juntam para criar a maior empresa produtora de telas LCD do mundo. Também há planos de investimento para fabricação de telas OLED.

sony-toshiba-hitachi

Os gigantes japoneses da tecnologia, Toshiba, Sony e Hitachi, fecharam um acordo para criar no final do ano, uma joint venture para a fabricação de telas de cristal líquido (LCD) para smartphones, tablets e outros dispositivos.

publicidade:

O conglomerado resultante da fusão das três empresas do setor, terá uma quota mundial de mercado de mais de 20 por cento, a maior do mundo, à frente do atual líder, Sharp, com 14,8 por cento.

Ele terá participação majoritária da Innovation Network Corporation of Japan (INCJ), um fundo de risco japonês de capital misto que terá uma quota de 70 por cento, e fará um investimento inicial de 2,6 bilhões de dólares, de acordo com o jornal de economia Nikkei.

As três empresas japonesas terão participação de 10 por cento cada uma, que também poderá desenvolver tecnologias para produzir painéis com diodos emissores de luz orgânicos (OLED) em larga escala.

As três empresas e a INCJ, podem anunciar oficialmente o acordo amanhã (30), mas o início das negociações começou no final de junho passado.

O INCJ, é um fundo de capital público e privado criado em 2009 para ajudar a aumentar a competitividade do Japão no campo da inovação tecnológica.

As empresas japonesas, que ainda lidera o mercado mundial de telas LCD pequenas e médias, com uma quota de 40 por cento, perderam terreno recentemente para Coréia do Sul e empresas de Taiwan.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook