Atualizado em: 24 abril 2012

Gideon Sundback: Inventor do zipper está na home do Google

Apesar da invenção do zíper não ser conferida somente a esse grande engenheiro, ele teve papel fundamental para que essa engenhoca fosse produzida, conheça mais sobre ele.
Você Sabia?
No ano de 1917 foi atribuída a patente do zíper a Gideon Sundback. O inventor fez o pedido assim que terminou de aperfeiçoar o engenho, mas por uma questão de averiguação os papéis saíram 3 anos depois.
Google e o inventor do zíper

A home do Google homenageia os 132 anos do inventor do zíper, Gideon Sundback. (Foto: Divulgação)

Hoje, Gideon Sundback completaria 132 anos se estivesse entre nós. Esse grande inventor e engenheiro teve papel importante, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento, daquilo que hoje conhecemos como zíper. E é por esse motivo que em 24 de abril ele estampa a home do Google.

O site de busca fez uma homenagem a Gideon Sundback colocando um Doodle animado, que inclusive é possível visualizar assim que você digitar a url do Google na sua barra de endereço.

publicidade:

Vida e Carreira de Gideon Sundback

Otto Frederik Gideon Sundback é o nome completo do inventor nascido na Suécia e que posteriormente partiu para Alemanha com o objetivo de dar continuidade aos seus estudos. Lá. ele estudou na Politécnica em Bingen am Rheim e sempre se mostrou um aluno promissor.

Ao chegar nos Estados Unidos, Gideon Sundback passou a trabalhar em empresas norte-americanas de renome até que chegou a ocupar o cargo de chefe de designer na Universal Fastener Company.

O desenvolvimento do zíper

Os desenhos de Gideon Sundback

Os projetos para desenvolvimento do zíper por Gideon Sundback. (Foto: Divulgação)

Foi entre 1906 e 1914 que o engenheiro passou a trabalhar no desenvolvimento do zíper. Isso pelo fato de que a engenhosidade já havia passado pelas mãos de outros inventores e o que faltava era um projeto mais elaborado para que pudesse funcionar do jeito que é hoje.

1913 foi o ano em que as duas fileiras de dentes, que aos serem deslizadas abriam-se e fechavam-se, puderam ser vistas pela primeira vez através das mãos de Gideon Sundback.

Mas quem acha que foi ele quem batizou a invenção com esse nome está completamente enganado. O zíper foi oficialmente batizado por Benjamin Franklin Goodrich.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook