Atualizado em: 9 maio 2011

Fotos do transplante de rosto de Dallas Wiens

Um paciente norte-americano, primeiro a receber um transplante facial completo, fez sua primeira aparição pública desde a cirurgia realizada em meados de março. Os resultados são impressionantes.

Dallas Wiens, ostentando uma barba curta e óculos escuros, se uniu aos cirurgiões do Brigham and Women’s Hospital durante uma entrevista coletiva, afirmando que a grande motivação para realizar este complicado procedimento cirúrgico, foi sua filhinha de três anos de idade, que já lhe disse ter aprovado seu novo rosto. Nas imagens abaixo, podemos ver o estado de Wiens antes e depois da cirurgia.

Depois

publicidade:

Depois

“É natural”, disse o homem de 26 anos de idade, residente em Fort Worth, Texas, que recebeu nariz, lábios, pele, músculos e nervos do rosto de uma pessoa morta não identificada. Para Wiens, recuperar a capacidade de cheirar e respirar pelo nariz, tem sido a recompensa mais importante neste processo.

Wiens queimou o rosto e ficou cego depois de acidentalmente tocar um fio elétrico energizado, enquanto realizava a pintura de uma igreja em novembro de 2008.

Segundo os cirurgiões, como alguns nervos estavam tão danificados, Wiens, provavelmente terá apenas uma sensação parcial em sua bochecha esquerda e no lado esquerdo da testa. No entanto, os resultados até agora têm sido positivos e tem animado a todos.

A operação foi paga pelos militares dos Estados Unidos, que esperam usar os resultados do processo para ajudar soldados com graves lesões faciais.

Em 2008, a americana Connie Culp recebeu transplante facial de 80% da estensão do rosto, após ser baleada pelo marido em 2004. Foi o transplante facial de maior extensão até então. Outras pessoas, em outros países do mundo também já receberam transplantes de rosto.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook