Atualizado em: 6 julho 2011

Engenheiros do Facebook criam imitação do Google Circles

Engenheiros do Facebook criam um site não oficial chamado Circle Hack. Trata-se de uma gambiarra que tenta imitar o Google Circles do Google+.

Engenheiros do Facebook criam imitação do Google CirclesDepois que a Google lançou a versão beta de sua nova rede social Google+, a rivalidade com o Facebook tornou-se mais intensa, já que atualmente parece ser a única empresa capaz de ofuscar a rede de Mark Zuckerberg.

Entre os novos recursos do Google+ está o “Google Circles”, que oferece a possibilidade dos usuários organizarem seus contatos em diferentes círculos personalizados (família, colegas, amigos, escola, etc.) e compartilhar fotos, vídeo ou outras informações só com esses pequenos grupos.

publicidade:

O Facebook não queria ficar para trás e parece ter gostado da ideia da Google, uma vez que, conforme relatado pelo site TechCrunch, um grupo de engenheiros do Facebook criou o “Circle Hack”, um novo site que usa um formato semelhante ao “Circles” do Google+ . Mas este novo site não é um aplicativo oficial do Facebook e sim uma “gambiarra”.

Atualmente, a única maneira de criar listas no Facebook é entrar na página de amigos, clicar no menu dropdown, escolher “Editar Amigos” e depois “Criar lista”, que convenhamos, é um processo chato.

O novo site não oficial do Facebook tem função semelhante ao Google Circles, conforme explicado no site da PC World. Como no Google Circles, a página é dividida em duas partes. Acima estão todos amigos do Facebook com o seu nome e foto do perfil. Abaixo está a área onde você cria novos círculos. Cada seção tem sua própria barra de rolagem e você ainda pode alterar o tamanho de cada seção clicando na linha divisória entre as duas áreas. Tosco, mas funciona.

Para criar círculos de amigos no Circle Hack, o usuário deve acessar sua conta Facebook e permitir o acesso ao site, como acontece com qualquer outro aplicativo. Então você só precisa arrastar os amigos para os círculos do rodapé e organizar as pessoas. Caso você seja como eu, que já tem várias listas de amigos, o sistema converterá estas listas em círculos.

Depois de ter organizado um círculo, o usuário deve clicar no botão “Criar lista” no centro do círculo para o qual arrastou seus amigos. Então da próxima vez que o usuário faz login no Facebook, verá a lista recém-criada como uma opção em “Amigos” e na seção de configuração de privacidade.

Enfim, é uma gambiarra que aproveita os recursos já existentes no Facebook, mas que são muito chatos de configurar.

Visite o Circle Hack e se quiser, me adicione como amigo, mas mencione que é aqui do Sempre Tops.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook