Atualizado em: 15 junho 2011

Eclipe Lunar Hoje, dia 15 de Junho 2011

Hoje, quarta feira, dia 15, poderemos observar um eclipse lunar em todo o território brasileiro, a partir de 14h22min, horário de Brasília.

Eclipe lunar hoje, dia 15Nesta tarde de quarta-feira (15), poderemos ver um eclipse da Lua. Este fenômeno ocorre quando a Terra se posiciona alinhada entre o Sol e a Lua do pondo de vista do observador. Pelo menos desta vez, os europeus e norte-americanos ficaram de fora. O fenômeno só poderá ser observado plenamente no oeste da Austrália, África, Oriente Médio e aqui na América do Sul.

Entre 14h22min e 20h02min, nós brasileiros poderemos assistir o evento que será o mais longo eclipse lunar desde junho de 2000.

publicidade:

Inicialmente a Lua entrará na fase de penunbra, depois umbra e novamente penumbra que acontece quando nosso satélite natural sair da sombra criada pela Terra. Durante o fenômeno a Lua assumirá uma colorãção alaranjada, deixando seu prateado característico. Se no sul do país ainda existirem cinzas do vulcão chinelo na atmosfera, a lua aparecerá ainda mais alaranjada. Quanto mais poluída estiver a atimosfera mais o tom laranja irá se acentuar, devido a irradiação da luz solar na nossa atmosfera.

Capturar

Nós, brasileiros, não veremos o fenômeno exatamente da mesma forma, devido as dimensões continentais do nosso país. Na imagem, podemos ver que a região costeira poderá ver mais do eclipse do que os moradores do extremo oeste/noroeste, como os estados do Acre e Roraima. A região do globo vista em tons mais claros na imagem poderá ver todas as fases do eclipse. Os horários mencionados na parte superior direita da imagem estão no horário de Greenwitch (UTC/GMT), que corresponde a 3 horas a mais do que o horário de Brasília.

Para saber o horário exato do eclipse na sua região, visite este link: http://www.astronomia.org/2011/eclipseluna06.pt.html. O site calcula o horário baseado no relógio do seu computador, então tenha certeza que o relógio do seu PC está correto.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook