Atualizado em: 13 julho 2009

Diploma de Jornalista STF

Diploma de Jornalista STF
Para exercer a profissão de jornalista, faz-se necessário um diploma, um documento capaz de comprovar a qualificação do indivíduo em uma determinada área. Entretanto, o STF (Supremo Tribunal Federal) está vendo essa questão de uma forma diferente, julgando que os jornalistas não necessitam do diploma para desempenhar a função no mercado de trabalho.

A proposta foi aprovada pelo presidente do Supremo Tribunal, argumentando que as profissões sem prévios conhecimentos científicos ou qualificação especifica não precisam de diploma. Os jornalistas formados desaprovam a medida, isso porque desqualifica o trabalho e o curso de graduação na área.

publicidade:

O presidente do STF ainda fez questão de afirmar que outras profissões podem seguir a mesma linha de desregulação, deixando de lado o seguimento que Getulio Vargas aderiu no seu governo para instituir reservas no mercado de trabalho. A nova lei foi aprovada por 8 votos a 1, levando em conta a posição do relator Gilmar Mendes e os demais ministros. O diploma de jornalismo deixa de ser obrigatório, mas o curso não será fechado, pois essa formação proporciona conhecimentos para que o jornalista aprimore o seu trabalho na área de comunicação social.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook