Atualizado em: 14 junho 2011

Dia Mundial da Doação de Sangue

A coleta de sanguea pode ser feita por pessoas entre 18 e 65 anos, com boa saúde. Exames anteriores verificam doenças venéreas e características do doador.

Dia Mundial da Doação de SangueDoar sangue é um ato de humanidade, de boa vontade, e que mostra um espírito de solidariedade para com outra pessoa. Este ato é comemorado hoje, dia 14, ao redor do globo com campanhas que visam conscientizar e convencer pessoas a se tornarem novos doadores do líquido vital.

Os requisitos para se tornar um doador de sangue são: ter entre 18 e 65 anos, gozar de boa saúde e pesar mais de cinquenta quilos.

publicidade:

Existem algumas restrições como a impossibilidade de mulheres doarem sangue durante a gravidez e até três meses após o parto ou aborto.

A lista de restrições segue com impossibilidade de doar para pessoas que tomaram a vacina contra rubéola até duas semanas atrás, que tenham contraído malária ou estado em região com incidência desta doença nos últimos seis meses, para epiléticos, portadores de sífilis e hepatite, usuários de drogas, ou pessoas que tenham tomado vacinas contra tuberculose (BCG) e sarampo no último mês.

A última recomendação é que o doador durma pelo menos seis horas e que não consuma bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores a doação, informa o Ministério da Saúde.

Doar sangue tem suas vantagens. Como todo sangue coletado passa por análises criteriosas, o doador acaba ganhando vários exames de saúde de forma gratuita. Doença de Chagas, anemias, fator Rh (tipo sanguíneo), e doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, hepatite e Aids são detectadas no processo de triagem. Há ainda a verificação da pressão arterial imediatamente antes da coleta.

Quem teme doar sangue, deve deixar o medo de lado. Dos cinco litros que nosso corpo possui, são coletados apenas 450ml com agulhas descartáveis e o procedimento dura apenas dez minutos.

Confira aqui a lista de hemocentros do Brasil

Imagem: Flickr (com permissão de utilização comercial)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook