Atualizado em: 8 julho 2011

Descoberta nova falha nos dispositivos móveis da Apple

Nova falha descoberta pelo site JailbreakMe poderia ser usada por hackers mal intencionados para criar um forma de tomar o controle de iPads, iPhones e iPods.

Descobertas novas falhas dos dispositivos móveis da AppleHackers revelaram um erro no software da Apple, que segundo especialistas de segurança, poderia ser explorado por criminosos que procuram obter o controle remoto do iPhone, iPod Touch e iPad.

A falha de segurança no sistema operacional iOS da Apple veio a público na última quarta-feira quando o site JailbreakMe divulgou um código que os clientes da Apple podem usar para modificar o sistema através de um processo conhecido como “jail breaking”.

publicidade:

Os dispositivos da Apple só podem baixar e executar aplicativos aprovados pela empresa e o iPhone só pode usar as operadoras de telefonia aprovadas pela companhia, por isso alguns clientes optam por recorrer ao “jailbreak” para contornar essas limitações.

Especialistas em segurança alertaram que hackers com tendências criminosas podem baixar o código, aplicar engenharia reversa para identificar a falha de segurança do iOS e desenvolver um software malicioso em poucos dias. “Se você é um invasor mal-intencionado, isso é possível”, disse Patrik Runald, pesquisador sênior da Websense, uma empresa de segurança para internet.

O porta-voz da Apple, Trudy Muller, disse que a empresa está ciente do problema. “Estamos desenvolvendo uma correção que estará disponível para os clientes em uma próxima atualização de software”, disse Muller.

A Apple se opõe ao processo de “jailbreak”, inclusive invalidando a garantia de quem faz uso deste recurso em seus aparelhos. Há razões de segurança para esta política, mas não há dúvidas, que o ganho financeiro que a Apple obtém com a venda dos aplicativos autorizados em sua loja é o maior motivador de tamanha restrição.

Na prática, os dispositivos Apple são como um carro que você compra, é seu, mas o fabricante só te permite abastecer nos postos de combustível de uma bandeira. Não importa se outra gasolina é melhor ou mais barata.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook