Atualizado em: 2 julho 2013

Declarações da Dilma: Como seria feito o Plebiscito, qual o Objetivo?

O referendo tem como objetivo a ratificação popular de uma lei ou norma já editada e criada.
Você Sabia?
Que o plebiscito era considerado, na Roma antiga, voto ou decreto passados em comício, originariamente obrigatórios.
dilmas

O objetivo é apressar o plebiscito sobre reforma política

A presidente Dilma afirmou há alguns dias que tem interesse em propor um debate sobre a convocação de um plebiscito popular para fazer a reforma política através de uma assembleia constituinte.

Isto em uma declaração que foi feita recentemente para todos os governadores e prefeitos no Palácio do Planalto, foram convocados para discutir a grande onda de manifestações que se espalhou pelo país. E antes do encontro a presidente recebeu também os representantes do movimento Passe Livre, este que começou a onda de protestos pelo país.

publicidade:

Quais seriam os Cinco Pactos

Além de realizar o apoio a um plebiscito a presidente ainda manifestou a governadores bem como prefeitos a intenção de fazer cinco pactos de crescimento real voltados para áreas de responsabilidade fiscal, de controles de inflação e ainda reforma política, saúde, transporte público e educação.

Além disso a presidente citou que o governo deverá priorizar o combate a corrupção de forma mais contundente do que vem sendo feito, sendo que há existem mudanças, e propõe que a corrupção seja considerada como um crime hediondo.

Para a educação, Dilma citou que o governo precisa de mais recursos, fazendo a seguinte citação “Meu governo tem lutado para que 100% dos royalties do petróleo e 50% do pré-sal sejam investidos na Educação. Confio que os senhores congressistas aprovarão esse projeto que tramita com urgência”.

Palavras da Presidente

A presidente ainda destacou toda a importância de um primeiro pacto realizado pela estabilidade fiscal e outro por uma chamada reforma política profunda e ampla, que pudesse ampliar a participação popular e ainda os horizontes de toda a cidadania.

Este tema de reforma política, já entrou em pauta e saiu diversas vezes, e é importante que como entrou e saiu possamos ter uma iniciativa de romper este tipo de impasse.

Os discursos da presidente foram divulgados e transmitidos através da NBR, apesar disto a reunião é fechada a imprensa. Não foi transmitida a apresentação eu seria feita logo depois através do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A presidente repetiu ainda que irá ouvir as vozes democráticas mas que não irá aceitar ação de vândalos e arruaceiros.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook